logomarca cybercook

Ceviche

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

O ceviche é peixe ou frutos do mar marinado em sucos ácidos de frutas como o limão, o que acaba “cozinhando” o peixe e deixando-o com a carne firme e saborosa.

Ingredientes (10)


Preparo

  1. 1.
    Corte o peixe em pequenos cubos, tempere com limão e sal e adicione os outros ingredientes.
  2. 2.
    Deixe descansar na geladeira por duas horas e sirva.

Dicas:

Pode ser servido como entrada ou prato principal. Um dos modos de preparo tradicional é feito com peixe branco, limão, pimenta vermelha, cebola e coentro. Nesta receita foi dado um toque oriental a esse primo latino do sashimi.

Você pode usar peixes brancos como o robalo e o linguado, ou outros peixes como o pargo, atum e olho de boi. Se for usar camarão, cozinhe-o rapidamente em água fervente por 30 segundos e em seguida coloque-o em uma tigela de água com gelo para cortar o cozimento e tempere normalmente.

Experimente outros sabores para o seu ceviche: coentro, salsinha, pimenta rosa, azeite, tomate, suco de laranja, vinagre de maçã, manjericão fresco, dill (endro), erva doce, maionese ou molho inglês. Use a sua criatividade.

Dizem que o suco que fica no prato é ótimo para ressaca. Se não for o caso, você também pode misturar com vodka ou pisco, destilado de uva moscatel extremamente alcoólico, bebida nacional do Peru. Fica ótimo.

A origem do ceviche é disputada entre o Peru e o Equador. Como os dois países têm uma grande variedade de peixes e frutos do mar, é possível que seja uma herança da cultura Inca, antigos habitantes da região.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 5 porções

Vídeo recomendado

Comentários (19)

miriane silva

otimo

Reimy Anraku

Mudei um pouco a receita: - troquei a pescada pelo salmão; - retirei a abacate; - acrescentei o milho. Adoramos!!! :)

Aline Procópio

Adorei a receita de ceviche

gilvania vargas

melhor ceviche que ja provei, (hotel las hayas) servido por guilherme. com vista para a montanha, neve, em ushuaia, tierra del fuego. AMEI, simplesmente d+

MAISA CAMARGO DE MELO

O CEVICHE TRADICIONAL PERUANO, LEVA "LEITE DE TIGRE", MOLHO PREPARADO COM CALDO DO PEIXE, E SÓ DEPOIS ACRESCENTA-SE O LIMÃO. TODAS AS OUTRAS RECEITAS SÃO VARIAÇÕES DA TRADICIONAL, FICAM BOAS TAMBÉM. MAS A COM LEITE DE TIGRE É INFINITAMENTE MELHOR!!!

Marcos

Quem for a Miami não deixe de ir num restaurante chamado Totoritas. Ele é simples, parece que você está no Peru mas, a qualidade do ceviche é fantástica!

Andre Oliveira

Fiz o ceviche e modifiquei um pouco a receita original. Ao invés de cebolinha utilizei manjericão e coentro. Ao fim adicionei um pouco de azeite e pimenta mexicana. Todos gostaram muito, mas na próxima vez vou quebrar um pouco a acidez com um pouco de suco de laranja pêra ou seleta.

Rafael Resende

Após pesquisar diversas receitas de ceviche, optei por esta. Dispensei o abacate. Utilizei o peixe Linguado e também camarões médios, fazendo um ceviche misto. Também coloquei mais quatidade de pimentões coloridos, cortados em quadradinhos pequenos, para colorir o prato. Ficou EXCELENTE e fez SUCESSO, mesmo entre nós que já havíamos experimentado ceviche em diversos lugares em nossas andanças pela América Latina. Parabéns.

patricia

O preparo foi fácil, porem faltou algo. No dia seguinte estava + saboroso. O ceviche foi de salmão com pupunha. Faltou realçar os sabores.

Simone Fernandes

Realmente concordo com a Linda, o ceviche nao deve ter abacate. Em Manaus uso pirarucu fresco (existe o salgado) e acrescento alho e coentro, além de suco de limão, pimenta dedo de moça e cebola picada. Fica maravilhoso!!

Cynthia

Concordo com a Linda... faço o ceviche do jeito que um amigo peruano me ensinou. Igual a receita da Linda. Mas já surgiram várias variações do prato como essa aí em cima que vou experimentar. Bom apetite à todos.

Luiz Carlos Pilon

Realmente o prato e fantastico; E como diz o nosso amigo ai em cima, faz parte sim o milho cozido (pedaço de espiga) e tambem algas marinhas. Mas nao podemos esquecer que o limao peruano e muito mais acido que o nosso, portanto tem que aumentar o tempo de permanencia no limao.

Alice Zuchi

Culinária típica e fácil de fazer!!! Parabéns ao chefe... Testei esta receita de ceviche e não ficou a desejar com a original!

Fernanda Franco

Faço o ceviche como a Linda, mas para cada país da América do Sul há variações. Uma colega Equatoriana me passou receitas muito diferentes! Recomendo usar o peixe Saint Peter, fica incrível!

marcio

esse prato e muito bom se fizer corretamente, ele fica muita bom se comer na hora.Muito obrigado Alexandre Cymes eu estava procurando essa receita faz tempo. agoro posso pedir para minha cozinheira fazer. vou falar muito bem de voce para todos os restaurates 5 estrelas do Rio de janeiro.

Estela

Provei o prato no Chile e lá ele é servido extamente como descrito na receita, com abacate e pimentão.

Mauricio Felice

Linda tem razão, achei que o abacate cortou a acidez do limão descaracterizando o prato. já tive a oportunidade de saborear este prato no Peru.É uma delícia. O congro rosa é uma ótima dica de peixe.

Linda Maria Vasquez

O ceviche é originário do Peru e a receita original não leva abacate nem pimentão. Os únicos ingredientes sao: Peixe cortado em cubinhos Suco de limao Cebola Pimenta picadinha (pode ser malagueta) O acompanhamento é com alface, batata doce cozida e milo cozido. O que cozinha a carne de pexe é o suco de limao.

Virgilina Marochio

Este prato é ótimo para ser servido como entrada ou petisco.

Peixes e frutos do mar Abacate Cebola roxa Cozinha internacional Entradas Equador Gengibre Molho de soja Peixe Pescada branca Receitas salgadas Receitas de peixes Shoyu Suco de limão Óleo de gergelim Pimentão amarelo Pimentão vermelho Receitas com Suco de Fruta