logomarca cybercook

Chimarrão

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (4)



Preparo

  1. 1.
    1º) Colocar a erva-mate na cuia, aproximadamente até 2/3 de sua capacidade.
  2. 2.
    2º) Tampar a boca da cuia com a mão, e virar com a boca para baixo. Fazer leves movimentos para cima e para baixo.
  3. 3.
    3º) Inclinar a cuia mais ou menos 45º e retirar a mão, fazendo com que os palitos da erva fiquem na parte inferior (cestinho da cuia), formando uma trama que facilitará a entrada de água na peneira da bomba.
  4. 4.
    4º) Na mesma posição anterior, despejar água fria ou morna (água fervente queima o mate, dando um gosto amarguento) até encima da erva, que não deverá ser molhado. Aguardar até que a água seja absorvida (2 a 3 minutos).
  5. 5.
    5º) A colocação da bomba é um momento decisivo no preparo de um bom chimarrão. Tapando o bocal com o polegar, introduza a bomba no lado cheio d'água da cuia, até o fundo do cestinho. Com movimentos de pulso, procurar a melhor posição, para que a bomba fique firme. Retirar o polegar e observe o nível da água, que deve baixar alguns milímetros. Isso prova que o chimarrão está desentupido.
  6. 6.
    6º) Com a cuia na posição vertical, colocar água quente.
A temperatura ideal da água é 64 graus, obtida quando a chaleira começa a chiar. O primeiro mate pode ser ingerido, não há nada de mal nisso, porém alguns mateadores costumam cuspi-lo fora até ouvir o "ronco" da cuia. Isso porque o primeiro mate não é o mais saboroso e a bomba retém resíduos de pó da erva.

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Bolinha de Queijo

Bolinha de Queijo

Por Thais Cappellano

Bolo de Fubá

Bolo de Fubá

Por Minas Kuyumjian Neto

Bolo de Cenoura

Bolo de Cenoura

Por Janaine Pina Góes

Torta de Frango

Torta de Frango

Por Vera Stefanello

Bolo de Chocolate Simples

Bolo de Chocolate Simples

Por Cristina Souza Pizarro

⁠⁠⁠⁠

Comentários (0)

Lanches