Como comer sushi corretamente

Publicada em: 24/05/2016 17:03

Uma das culinárias que mais cresceu e se destacou nos últimos anos, foi a culinária japonesa, tendo se adaptado pouco a pouco ao paladar brasileiro. Apesar de ser uma refeição popular hoje no Brasil, muitas pessoas não conhecem as regras básicas de se apreciar um sushi.

Saber comer sushi da maneira correta irá melhorar sua experiência como consumidor, além de transformar a refeição em uma lição cultural. Chefs consideram seu trabalho uma arte, que leva muitos anos de treino e prática para se dominar, e comer essa iguaria oriental corretamente demonstra respeito por essa dedicação e esforço.

Lembre-se de que essas regras são tidas como padrão para restaurantes tradicionais japoneses, elas não se aplicam para lugares que tenham hambúrgueres ou pizzas no cardápio.

1. Utilize o Hashi ou as Mãos

Quando estiver comendo um nigiri ou sushi, é correto utilizar tanto o hashi como as mãos para comer.




Foto: Reprodução - Pinterest

2. Molho de Soja (Shoyu)

Molher apenas o lado do peixe no shoyu, e bem pouco. Nunca molhe o arroz no shoyu, além de ele absorver todo molho e alterar a textura e roubar o sabor do peixe, o arroz é preparado de acordo com o expertise do chef.




Mergulhar o arroz no shoyu é como um insulto ao chef. Foto: Reprodução - Pinterest

3. Primeiro o peixe

Ao colocar o sushi na boca, o peixe é o primeiro em contato com a língua.




Foto: Reprodção - BBC

4. Seja higiênico

Utilize o lado oposto do hashi (palitinho) quando for pegar algum sashimi ou sushi da bandeja principal, é um pouco anti higiênico pegar com a parte que você coloca na boca.




Foto: Reprodução - Pinterest

5. Coma em uma mordida

O sushi deve ser apreciado em uma única mordida, nunca morda e coloque de volta no prato.




Foto: Reprodução - Pinterest

6. Gengibre

O gengibre não deve ser comido junto com o sushi muito menos misturado no molho de shoyu. Ele serve como um limpador de palato e deve ser consumido separadamente entre um tipo de sushi e outro.




Foto: Reprodução - My New Roots

7. Nunca misture o wasabi com shoyu

O wasabi é um tempero e deve ser usado com parcimônia. Deve ser colocado apenas no peixe, geralmente aplicado pelo chef de acordo com cada tipo de peixe, o wasabi serve para realçar o sabor do peixe.




Foto: Reprodução - Pinterest

Pronto, agora você já sabe algumas regras básicas de etiqueta da culinária japonesa! Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos :)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: