Evite o desperdício de água na sua cozinha!

Publicada em: 04/05/2020 11:30

Com o isolamento social e passando mais tempo em casa, é comum observarmos que alguns hábitos estão mudando. O consumo de água, por exemplo, cresceu neste período e devemos estar atentos para o uso consciente desses recursos. Visando minimizar o desperdício de água na cozinha, juntamos algumas dicas para te ajudar na hora de cozinhar e diminuir o consumo de água. O planeta vai agradecer e seu bolso também!

Como sabemos, cozinhar e manter o ambiente da cozinha limpo, depende diretamente do uso da água. Para se ter uma ideia, quando deixamos a torneira aberta, ela chega a gastar em média de 10 a 15 litros por minuto! Em 15 minutos lavando a louça ou higienizando alimentos, você pode consumir aproximadamente 200 litros de água, é muita água. Confira as dicas que o CyberCook separou para te ajudar.

Evite desperdiçar comida

desperdiciodecomida/cybercook

De acordo com especialistas, 40% de toda produção agrícola nunca chega a ser consumida. Consequentemente, toda a água utilizada na produção também vai pelo ralo abaixo. Devido ao desperdício de alimentos, quase um quarto de nosso consumo total de água doce não está sendo usado de forma inteligente. Esse problema pode ser evitado, planejando suas refeições para a semana no domingo, por exemplo. Procure servir apenas aquilo que realmente irá comer, o que sobrar guarde ou use a criatividade para transformar aquilo em um novo prato.

Lavando a louça

louça/cybercook

Já foi comprovado que a máquina de lavar louças é mais eficiente no consumo de água, quando comparada ao método tradicional de lavar louça. Lavando na pia você gasta em média 80 litros de água, enquanto máquinas mais modernas conseguem fazer o mesmo trabalho com apenas 15 litros. A opção para quem não quer usar a máquina, é instalar um aerador de baixa vazão na sua torneira, que pode ser encontrado em qualquer loja de materiais de construção. Ele vai diminuir muito seu consumo de água. Não esqueça de descartar totalmente os restos de comida do prato, e de ensaboar tudo antes de enxaguar, assim você economiza água e tempo!

Higienizando alimentos

higienizandoalimentos/cybercook

Quando for higienizar alimentos, principalmente em grande quantidade, é interessante colocar os alimentos (frutas, verduras e hortaliças) em um recipiente com água potável e algumas gotas de água sanitária ou cloro, para que elimine os micro-organismos nocivos existentes neles. Com a preocupação com o Covid-19, algumas técnicas podem ser utilizadas e você pode encontrar o passo a passo aqui.

Descongelando corretamente

descongelar/cybercook

Descongelar alimentos em água corrente, é simplesmente um desperdício tremendo. Do ponto de vista da segurança alimentar, recomendamos descongelar os alimentos na geladeira, geralmente de um dia para o outro. Descongelar em uma bacia de água é uma alternativa, mas não recomendamos pois a probabilidade de bactérias se desenvolverem a medida que a temperatura aumenta, é muito grande. Se estiver com muita pressa, descongele no micro-ondas. Para mais dicas de como congelar e descongelar alimentos, confira aqui!

E ai, nossas dicas foram úteis? Compartilhe com a gente suas experiências e dicas!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: