1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Como Fazer Arroz Branco

Já Fiz

Esta é a receita de como fazer arroz branco tradicional, do arroz com feijão de todos os dias. Está cheia de dicas para você incrementar e sempre acertar.

Ingredientes (6)

Como Fazer

  1. 1.
    Meça o arroz e escolha-o, retirando pequenos pedaços de breu que possam ter ficado do beneficiamento, alguns grãos, ainda com casca e outros elementos estranhos ao produto (as boas marcas, praticamente dispensam este processo).
  2. 2.
    Em seguida, coloque o arroz numa bacia ou num lava-arroz, que pode ser encontrado em qualquer supermercado, a preços acessíveis e que facilita a lavagem.
  3. 3.
    Lave o arroz várias vezes, escorrendo-o e colocando mais água, esfregando-o, com as mãos, até que a água saia transparente, sem resquícios do amido do arroz (é o que deixa a água leitosa).
  4. 4.
    Deixe secar, antes de prepará-lo.
  5. 5.
    Leve uma panela ao fogo e deixe-a aquecer e junte o óleo.
  6. 6.
    Despeje a cebola e o alho.
  7. 7.
    Deixe fritarem até que a cebola esteja transparente e o alho dourado.
  8. 8.
    Junte o arroz ao refogado e refogue-o, até que esteja seco - vai sentir, pois os grãos se soltam e, ao mexer, percebe isso, até mesmo pelo som que faz o arroz ao ser mexido na panela.
  9. 9.
    Junte a água fervente.
  10. 10.
    Deixe levantar fervura novamente e coloque sal.
  11. 11.
    Tampe a panela, mas não totalmente, pois a água vai transbordar e sujar o fogão.
  12. 12.
    Deixe uma abertura de um dos lados (algumas panelas dispõem de um dispositivo na tampa, que permite a saída do vapor e nesse caso, você pode fechar a tampa sem medo).
  13. 13.
    Deixe ferver até que seque.
  14. 14.
    Quando o arroz está seco, faz alguns furinhos na superfície.
  15. 15.
    Em todo caso, com um garfo, puxe os grãos de um lado para ver se a água do fundo secou mesmo.
  16. 16.
    Tampe a panela e deixe descansar por uns 10 minutos com a tampa fechada, antes de servir.

Foto por Alessandra Spinelli.

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 4 porções

Vídeo recomendado

Yakisoba de Lula Frescatto

Você pode gostar...

Arroz Doce Cremoso

Arroz Doce Cremoso

Por Maura Godoy

Arroz de Forno

Arroz de Forno

Por Valéria S

Arroz Integral

Arroz Integral

Por Cybercook

Bolinho de Arroz

Bolinho de Arroz

Por Marcelo Saback

Comentários (34)

karol pires

ótima receita! segui cada passo e meu arroz ficou soltinho e uma delícia. Ameei!!!

Anderson Silva

A receita é genial... recomendo!

Rê Guimarães

Eu realmente não sei a quantidade de sal que se coloca.

luscas

o seu arroz é muito bom de ++++++++++++

Vinícius Rocatto

Tentei fazer hoje, o mais básico do básico, arroz branco! E ficou meio... amarelo, com pontinhos pretos, sem sal e oleoso, sem contar que estava tudo grudado! HAHAHA, irei me esforçar para sair melhor na próxima vez, obrigado pelas dicas.

cris

adorei !!! ficou soltinho e delicioso!!

Claudio Delfino Rodrigues

Gostei muito da dicas de como fazer um arroz soltinho made para mim mas dicas tambem de outra regiaos o peixe ao molho de camarao tambem e otimo Obrigado Att:Claudio

Allan

Queria parabenizar pelo site e as receitas ditas de modo simples e pratico! Mas o que mais gostei foram as respostas aos comentários. Ainda não fiz as receitas mas os comentários eu aprovei! Continuem sendo atenciosos e ao mesmo tempo sinceros.. . agora já sei onde encontrar boas receitas com pessoas qualificadas!

amanda

ok!MUITO BOM

Viles

Olá, sempre vejo as dicas de fazer comida cometendo o mesmo erro o famoso "sal à gosto" e de não ter tempo estimado. Quando digo "não sei fazer" significa que não sei quanto de sal vai, nem quanto tempo leva +/- pra chegar no ponto desejado (como cebola transparente, arroz seco, etc). Mas sempre avalio bem pela dedicação e tentativa de ajudar o próximo. Abraço!

Desculpe... Mas o maior erro é pensar que culinária se faz com medidas e tempos... Isso até é possível... Num microondas... Não num fogão... Se o sal é a gosto, é exatamente porque cada um tem um paladar para o tempero. Aliás, o mesmo para o ponto da fritura... Se você pretende largar no fogão e ir assistir TV, volto a insistir para que vá ao microondas... O ponto está bem definido na receita. A não ser que seja cega (o que não imagino) qualquer pessoa é capaz de olhar para uma panela e identificar que uma cebola está transparente e um alho dourado. Já que considera tanto a dedicação e tentativa dos que colocam suas receitas aqui, deveria se dedicar e tentar com mais afinco na cozinha... É ASSIM que se aprende a cozinhar...

Victor Perin Aily
em 18/04/2013
Arroz Acompanhamentos Brasileira Amidos Caldo de galinha Alho Cebola Comida caseira Receitas salgadas Sal Receitas básicas Óleo de soja Café da manhã

Como Fazer Arroz Branco