Como Fazer Chocolate

Publicada em: 31/05/2016 15:03

Consumido em grande escala não apenas na época da Páscoa, o chocolate, produto feito a partir das sementes do cacau misturadas com açúcar e leite, chega a ter um consumo anual de 2,8 quilos por pessoa no Brasil, segundo dados da Abicab. Seja pelo paladar irresistível que derrete na boca ou pelas suas qualidades nutricionais e benefícios ao organismo, o chocolate, para chegar até a sua mão, passa por um processo de fabricação quase que manual, rigoroso e de alta qualidade.

O grande segredo de como fazer chocolate está em um processo complexo que passa por nove fases até chegar ao produto final. Sua produção começa nas fazendas de cacau, onde as amêndoas do fruto são retiradas. Cada cacau chega a ter entre 20 e 50 sementes, com alto teor de gordura e água, que precisam ficar secando no sol por oito dias. Depois disso, elas passam por procedimentos para adquirirem cor e sabor.

Veja também:

Essas sementes se transformam em uma massa separada em dois produtos: a manteiga de cacau resfriada e quebrada em tabletes, como também a torta de cacau, dissolvida e misturada ao açúcar para se fazer o chocolate em pó.

Após esta etapa, o chocolate recebe as suas divisões. A torta e a manteiga de cacau recebem o açúcar e o leite para formar a massa do chocolate tradicional. Já o chocolate meio amargo é feito da mesma maneira, porém, não recebe leite. Mas o chocolate branco é preparado com apenas com manteiga de cacau, açúcar e leite.

Veja os diferentes tipos de chocolate:

Cacau

É o fruto do cacaueiro, cujo nome científico é “theobroma cacao”. Tem formato de bola de rugby e pesa cerca de 450 gramas. Contém uma polpa branca e ácida, recheada de grãos ou amêndoas. Cada fruto tem em média 40 grãos, podendo variar entre 20 a 60 grãos. Os frutos são colhidos duas vezes ao ano.

Cacau

Massa de Cacau (pasta de cacau/torta de cacau)

É a parte sólida resultante do processo de prensagem e que vai dar origem ao chocolate, seja em forma de barra ou mesmo em pó.

Massa de Cacau

Manteiga de Cacau

É a gordura do cacau, é a parte líquida extraída no processo de prensagem e fundamental na composição do chocolate.

Manteiga de Cacau

Chocolate

Alimento feito a partir do grão torrado do cacau. Dependendo da quantidade de açúcar adicionada à receita e da presença de leite, pode resultar em chocolate ao leite, branco, meio-amargo ou amargo.

Chocolate

Chocolate Amargo ou Meio Amargo

Chocolate produzido com massa de cacau, açúcar e manteiga de cacau sem adição de leite. A quantidade de açúcar vai definir se o chocolate será amargo ou meio amargo.

Chocolate Amargo ou Meio Amargo

Chocolate ao Leite

Chocolate produzido com massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau e leite em pó.

Chocolate ao Leite

Chocolate Branco

Elaborado com a manteiga de cacau, leite e açúcar e eventualmente aromas, como o de baunilha. É branco por não conter massa de cacau que é marrom.

Chocolate Branco

Cacau em Pó

Trata-se do grão de cacau ralado e beneficiado, destituído da manteiga de cacau.

Cacau em Pó

Achocolatado

Mistura em pó para ser adicionada ao leite feita geralmente de chocolate, leite em pó e açúcar (ou adoçante).

Achocolatado

Chocolate de Cobertura

É o chocolate com alta porcentagem de manteiga de cacau, o que lhe dá um brilho especial para uso em coberturas e finalizações, disponível nas versões ao leite, amargo e branco.

Chocolate de Cobertura

Gianduia

Mistura de avelãs moídas com açúcar de confeiteiro e chocolate.

Gianduia

Gourmet

Palavra associada à alta culinária, são alimentos ou bebidas de alta qualidade, reservados a paladares mais avançados e a experiências gastronômicas mais elaboradas.

Gourmet

Ganache de Chocolate

Mistura homogênea e cremosa de chocolate, feita com chocolate derretido e creme de leite, usado em tortas e sobremesas. Pode ser feito com chocolate ao leite, amargo ou branco.

Ganache de Chocolate

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: