1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Como fazer Coalhada em Casa

Já Fiz

Ingredientes (4)

Como Fazer

  1. 1.
    1º passo: Deposite o leite na panela e aqueça até que atinja a temperatura de 80ºC (utilize o termômetro para medir a temperatura). A panela deverá estar sobre a tela refratária evitando o contato direto com a chama do fogão (pode-se utilizar panela de alumínio ou aço inoxidável que não irá interferir no processo).
  2. 2.
    2º passo: Desligue a chama, aguarde 15 minutos e resfrie em banho-maria até que o leite atinja a temperatura de 35ºC (temperatura de adição do Fermento para Coalhada).
  3. 3.
    3º passo: Atingida a temperatura abra o envelope de fermento e adicione todo o seu conteúdo. Misture o conteúdo do envelope com o leite, por 1 minuto.
  4. 4.
    4º passo: Após este tempo, adicione o leite nos potes ou frascos (conforme a poção desejada).
  5. 5.
    A fermentação ocorrerá no próprio potinho transformando o leite em uma coalhada firme e compacta, pronta para ser consumida!
  6. 6.
    5º passo: Depois de cheios, coloque os potinhos em uma caixa de isopor que deverá manter a temperatura por um período de 8 a 12 horas (este período é denominado de período de fermentação e é nesta fase que o leite ser transforma na coalhada).
  7. 7.
    6º passo: O resultado final apresenta-se como na foto ao lado com as seguintes características: o leite deverá estar na forma de gel; deverá estar com uma aparência de brilho; não deverá estar desgrudando da parede do potinho ou frasco; deverá estar com aroma típico e não desprendendo soro (líquido esverdeado).
  8. 8.
    7º passo: Depois do período de fermentação coloque os potinhos ou (os frascos a sua escolha) imediatamente na geladeira.
  9. 9.
    Deixe até o dia seguinte e delicie-se com uma tradicional e original coalhada natural.
  10. 10.
    Dica:
  11. 11.
    É interessante que no período de fermentação (8 a 12 horas) o conteúdo dos potinhos se mantenha rigorosamente entre 33 a 35ºC de temperatura (você poderá adicionar um pouco de água regulada nesta temperatura que ajudará na manutenção conforme mencionado).
  12. 12.
    Caso queira uma coalhada adoçada, basta adicionar 400 gramas de açúcar (mascavo, demerara ou açúcar comum) ao leite antes de aquecido a temperatura de 80ºC. O açúcar deverá conjuntamente ao leite receber na temperatura mencionada, afim de, eliminar qualquer possibilidade de contaminantes oriundos deste produto.
  13. 13.
    O ponto da coalhada deverá ser verificado visualmente (conforme mencionado no passo 6) a partir de 8 horas de fermentação, e os potinhos deverão ser guardados sob refrigeração. Independentemente do tipo de leite (saquinhos, caixinha ou leite direto da fazenda) efetue sempre o aquecimento até que se atinja a temperatura de 80ºC (isto corresponde a pasteurização além de proporcionar um excelente corpo final).
  14. 14.
    Outros tipos de leite (cabra, búfala, ovelha) poderão ser usados no preparo da coalhada seguindo a técnica descrita.
  15. 15.
    Como pasteurizar o leite cru para fabricação de coalhada?
  16. 16.
    Sempre utilize o leite de animais sadios e que não estejam em tratamento com algum tipo de antibiótico.
  17. 17.
    O leite deve ser coado e aquecido até atingir a temperatura de 80ºC que deverá ser mantida por 15 minutos (utilize o termômetro para controlar a temperatura e mexa lentamente para distribuir uniformemente o calor).
A coalhada contribui para o equilíbrio do ecossistema intestinal promovendo o seu balanceamento e, como resultado, modulando diarréias causadas pelo uso de antibióticos, em situações de stress e por tratamentos infecciosos, quimioterápicos e radioterápicos. Também atua na regularidade intestinal, nos casos de "intestino preguiçoso". Com baixo investimento é muito fácil a fabricação da Coalhada em casa, bastando a aquisição do KIT para Fabricação de Coalhada, que inclui todos os utensílios e ingredientes necessários à fabricação (exceto leite e utensílios domésticos). (http://www.queijosnobrasil.com.br/portal/index.php?cod_tipo=5&cod_dados=39)

Por: silvana silveira

Você pode gostar...

Creme de Milho

Por Cybercook

Coalhada caseira

Por Lucimar Perez

Coalhada com Sabor

Por Shelly Rodrigues

Empadão de Frango

Por Debora Vieira

Comentários (0)

Lanches Coalhada

Como fazer Coalhada em Casa