1
logomarca cybercook

Como Fazer Iogurte em Casa com Leite em Pó

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (6)



Como Fazer

  1. 1.
    1º Passo: Em uma panela adicione a água e adicione a mistura (leite em pó e açúcar). Coloque a placa Refratária sobre a trempe do fogão, evitando contato direto da chama com o fundo da panela) e aqueça até atingir a temperatura de 80ºC, sempre mexendo e conferindo a temperatura do leite com auxílio do termômetro (até 80ºC).
  2. 2.
    Atingida a temperatura de 80ºC, desligue a chama e deixe a panela tampada por 10 minutos.
  3. 3.
    2º Passo: Após os 10 minutos, inicie o resfriamento do leite (cuidadosamente) até atingir a temperatura de 42ºC. Para agilizar o resfriamento, você poderá resfriar o leite em banho maria.
  4. 4.
    Utilize sempre o termômetro para conferir quando o leite e regular a temperatura para 42ºC (esta temperatura proporciona o desenvolvimento do fermento).
  5. 5.
    3º Passo: Ao atingir a temperatura de 42ºC adicione o conteúdo do envelope de Fermento Yog e mexa por alguns segundos. Tampe a panela e deixe fermentar (este período o fermento consome parte da lactose que é o açúcar do leite). O leite líquido se transforma no iogurte (uma coalhada firme, lisa, brilhante e muito aromática).
  6. 6.
    Finalizando o seu iogurte: A partir deste momento, estará se iniciando a fermentação do leite, onde os lactobacilos estarão transformando o leite em iogurte. Este processo irá levar de 4 a 6 horas para se completar, momento em que o iogurte já estará pronto.
  7. 7.
    Durante este período é importante que o leite fique o mais próximo possível com a temperatura mantida nos 42ºC nos quais o fermento foi adicionado. Para isto você poderá embrulhar a vasilha tampada com panos de prato ou mesmo jornais, e conservá-la no forno (desligado) ou em ambiente fechado.
  8. 8.
    Após um período de 4 a 6 horas verifique se formou uma uma massa firme, compacta, com brilho e muito aromática. O iogurte está no ponto!
  9. 9.
    Guarde-o na geladeira até o dia seguinte (processo de resfriamento e formação de compostos aromáticos).
  10. 10.
    Após estar resfriado o iogurte já poderá ser consumido.
  11. 11.
    Dicas:
  12. 12.
    As Iogurteiras encontradas atualmente no mercado, têm a função de auxiliar na manutenção da temperatura no decorrer da fermentação. A forma que descrevemos acima, substitui o uso da iogurteira.
  13. 13.
    Outra opção é, utilizando uma caixa de isopor (fazendo o papel da iogurteira):
  14. 14.
    Coloque dentro da caixa de isopor em torno de 1 litro de água morna (temperatura de 42ºC).
  15. 15.
    Coloque a vasilha tampada com a mistura do leite e iogurte (3º passo) e tampe a caixa de isopor.
  16. 16.
    Refrigeração do iogurte:
  17. 17.
    Armazene o iogurte em potes ou frascos devidamente higienizados e mantenha sob refrigeração. A durabilidade é de até 40 dias e sem conservantes!
  18. 18.
    Depois de resfriado, misture frutas, mel ou fibras ao iogurte a gosto.
Consumido há muitos séculos, o iogurte é um alimento comprovadamente nutritivo, saudável e muito o saboroso. Pode também ser uma alternativa de consumo de lácteos por pessoas intolerantes à lactose (já que o processo de fermentação reduz cerca de 30 a 40% da lactose presente no leite). Possui ainda elevada digestibilidade além de ser extremamente versátil como ingrediente para bolos, doces e salgados. Esta receita é para aqueles que optam por elaborar o Iogurte com Leite em Pó, quando não dispõe de um bom leite para tal. As características finais são idênticas ao iogurte elaborado com leite in natura. Com baixo investimento é muito fácil a elaboração do Iogurte em casa, bastando a aquisição do KIT para Fabricação de Iogurte com Leite em Pó, que inclui todos os utensílios e ingredientes necessários à fabricação (exceto leite e utensílios domésticos). (http://www.queijosnobrasil.com.br/portal/index.php?cod_tipo=5&cod_dados=50)
Já Fiz

Vídeo recomendado

Bolo de Pote de Bon o Bon Amargo

Comentários (0)

Cremes Doces Iogurte Adoçante

Como Fazer Iogurte em Casa com Leite em Pó