1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Como Fazer Iogurte em Casa com Leite em Pó

Já Fiz

Ingredientes (6)

Como Fazer

  1. 1.
    1º Passo: Em uma panela adicione a água e adicione a mistura (leite em pó e açúcar). Coloque a placa Refratária sobre a trempe do fogão, evitando contato direto da chama com o fundo da panela) e aqueça até atingir a temperatura de 80ºC, sempre mexendo e conferindo a temperatura do leite com auxílio do termômetro (até 80ºC).
  2. 2.
    Atingida a temperatura de 80ºC, desligue a chama e deixe a panela tampada por 10 minutos.
  3. 3.
    2º Passo: Após os 10 minutos, inicie o resfriamento do leite (cuidadosamente) até atingir a temperatura de 42ºC. Para agilizar o resfriamento, você poderá resfriar o leite em banho maria.
  4. 4.
    Utilize sempre o termômetro para conferir quando o leite e regular a temperatura para 42ºC (esta temperatura proporciona o desenvolvimento do fermento).
  5. 5.
    3º Passo: Ao atingir a temperatura de 42ºC adicione o conteúdo do envelope de Fermento Yog e mexa por alguns segundos. Tampe a panela e deixe fermentar (este período o fermento consome parte da lactose que é o açúcar do leite). O leite líquido se transforma no iogurte (uma coalhada firme, lisa, brilhante e muito aromática).
  6. 6.
    Finalizando o seu iogurte: A partir deste momento, estará se iniciando a fermentação do leite, onde os lactobacilos estarão transformando o leite em iogurte. Este processo irá levar de 4 a 6 horas para se completar, momento em que o iogurte já estará pronto.
  7. 7.
    Durante este período é importante que o leite fique o mais próximo possível com a temperatura mantida nos 42ºC nos quais o fermento foi adicionado. Para isto você poderá embrulhar a vasilha tampada com panos de prato ou mesmo jornais, e conservá-la no forno (desligado) ou em ambiente fechado.
  8. 8.
    Após um período de 4 a 6 horas verifique se formou uma uma massa firme, compacta, com brilho e muito aromática. O iogurte está no ponto!
  9. 9.
    Guarde-o na geladeira até o dia seguinte (processo de resfriamento e formação de compostos aromáticos).
  10. 10.
    Após estar resfriado o iogurte já poderá ser consumido.
  11. 11.
    Dicas:
  12. 12.
    As Iogurteiras encontradas atualmente no mercado, têm a função de auxiliar na manutenção da temperatura no decorrer da fermentação. A forma que descrevemos acima, substitui o uso da iogurteira.
  13. 13.
    Outra opção é, utilizando uma caixa de isopor (fazendo o papel da iogurteira):
  14. 14.
    Coloque dentro da caixa de isopor em torno de 1 litro de água morna (temperatura de 42ºC).
  15. 15.
    Coloque a vasilha tampada com a mistura do leite e iogurte (3º passo) e tampe a caixa de isopor.
  16. 16.
    Refrigeração do iogurte:
  17. 17.
    Armazene o iogurte em potes ou frascos devidamente higienizados e mantenha sob refrigeração. A durabilidade é de até 40 dias e sem conservantes!
  18. 18.
    Depois de resfriado, misture frutas, mel ou fibras ao iogurte a gosto.
Consumido há muitos séculos, o iogurte é um alimento comprovadamente nutritivo, saudável e muito o saboroso. Pode também ser uma alternativa de consumo de lácteos por pessoas intolerantes à lactose (já que o processo de fermentação reduz cerca de 30 a 40% da lactose presente no leite). Possui ainda elevada digestibilidade além de ser extremamente versátil como ingrediente para bolos, doces e salgados. Esta receita é para aqueles que optam por elaborar o Iogurte com Leite em Pó, quando não dispõe de um bom leite para tal. As características finais são idênticas ao iogurte elaborado com leite in natura. Com baixo investimento é muito fácil a elaboração do Iogurte em casa, bastando a aquisição do KIT para Fabricação de Iogurte com Leite em Pó, que inclui todos os utensílios e ingredientes necessários à fabricação (exceto leite e utensílios domésticos). (http://www.queijosnobrasil.com.br/portal/index.php?cod_tipo=5&cod_dados=50)

Vídeo recomendado

Medalhão de Filé Mignon com Molho "Poivre Vert"

Você pode gostar...

Docinho de Leite Ninho

Docinho de Leite Ninho

Por Kelly Pessoa

Como Fazer Iogurte em Casa

Como Fazer Iogurte em Casa

Por Silvana Silveira

Comentários (0)

Cremes Doces Iogurte Adoçante

Como Fazer Iogurte em Casa com Leite em Pó
https://cybercook.uol.com.br/receita-de-bolo-de-creme-de-leite-r-12-1599.html