Monte sua mini horta caseira!

Publicada em: 21/04/2019 15:58

O benefício de se ter uma mini horta caseira são muitos, desde a economia na hora da feira, até a praticidade e segurança em oferecer alimentos, temperos e ervas frescas a sua família, livres de agrotóxicos e na comodidade de sua casa ou apartamento.

O primeiro passo é escolher o local. De preferência, deixe a sua horta em um espaço com sol direto em pelo menos parte do dia. Em apartamentos, as sacadas e a área de serviço costumam ser bons locais.



Horta suspensa na sacada

Preparar o recipiente ou vaso é muito fácil, você só precisa de alguns materiais básicos encontrados facilmente em qualquer casa de plantas ou floricultura. Vaso ou jardineira , argila expandida, manta bidim, pá, mudas orgânicas, substrato ou terra orgânica para hortas.



Passo a passo: 1) fure o vazo caso o recipiente não tenha furos embaixo. 2) distribua a argila expandida no fundo do vaso. 3) cubra com a manta bidim. 4) retire a muda ou planta de onde estiver. 5) coloque a terra no vaso. 6) coloque muda e planta no vaso.



O mesmo processo se aplica para a jardineira ou qualquer outro recipiente escolhido para o cultivo de sua horta. Para hortas em vasos, geralmente as ervas aromáticas, bem como as medicinais, são as melhores opções, pois precisamos de pequenas quantidades por vez e geralmente produzem constantemente. Exemplo: cebolinha, salsinha, manjericão, manjerona, hortelã, sálvia, erva-cidreira, alecrim, tomilho, orégano e por ai vai.

Manter a horta é muito simples, além de ser uma verdadeira terapia. Três tópicos são indispensáveis para a manutenção de sua horta. O ideal é que a horta receba pelo menos um pouco de sol direto, mantendo-a bem próxima de janelas.



Regue todo dia, ou uma vez a cada dois dias, dependendo do ambiente e da planta. Mantenha o solo levemente úmido, mas não mantenha encharcado por longos períodos. Lembre-se que quanto maior o vaso, mais lentamente ele secará.

Se desejar, adube o vaso com pequenas quantidades de húmus, adubos minerais (NPK), ou adubos líquidos. Evite exageros de adubos, já que o exagero pode levar à “queima” da planta, o que pode mata-la. Inevitavelmente com o tempo as plantas começarão a exibir um mau aspecto. Quando isso ocorrer, você deverá replantar as mudas, devendo trocar a terra do vaso.

E ai, gostou das dicas? Conte pra gente sobre sua experiência ou se sentiu vontade de ter a sua, não perca tempo e comece hoje mesmo!

Fotos: Reprodução - Pinterest

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: