Otimizando espaço em cozinhas pequenas

Publicada em: 24/05/2016 16:28

A regra básica de boas práticas na manipulação de alimentos se resume a dois fatores: limpeza e organização. Quando se trata de uma cozinha pequena, isso se torna essencial para o sucesso na elaboração de qualquer receita.

Mas para que isso se torne realidade, é preciso um planejamento inteligente, começando por onde colocar tudo que você vai tirar da bancada, a fim de aumentar seu espaço de preparo. Aqui estão 7 dicas, para você otimizar o espaço em sua cozinha, sem dor de cabeça ou gastos com reforma.

1.Microondas

Um dos grandes problemas em pequenas cozinhas, geralmente é o microondas. Algumas pessoas conseguem se livrar dele completamente , mas se você não está disposto a ir tão longe, considere coloca-lo em algum lugar onde não vá atrapalhar seu pré-preparo. Se você possui prateleiras na sua cozinha, é uma ótima opção para o microondas não atrapalhar seu espaço de trabalho.



2. Escorredor de pratos

Você pode instalar um escorredor suspenso montado na parede logo acima ou atrás de sua pia, para otimizar o espaço no seu balcão. Se isso não for uma opção para você, considere comprar um escorredor que seja compacto e facilmente armazenado.



3. Utensílios e Panelas

Para otimizar seu espaço com esses itens, você pode pendurar seus utensílios de forma organizada, como na foto, ou armazená-los em uma prateleira flutuante. Lembre-se de organizar as coisas de forma prática, para que tudo esteja a seu alcance, mas sem ter que sacrificar qualquer espaço.



4. Utilize sua parede

Este é um conselho antigo, mas continua de pé: Se você tem qualquer espaço de parede disponível em sua cozinha, use-o para armazenar itens que normalmente ficariam na bancada. Coloque a torradeira em uma prateleira ou instale uma prateleira de parede alta e estreita para segurar tigela de frutas, cafeteira ou o que quiser.



5. Tábua de corte integrada

Uma da maneiras mais fáceis de conseguir mais espaço na sua cozinha, é fazendo sua pia uma plataforma multiuso. Você pode construir sua própria tábua de corte integrada, ou simplesmente comprar pronta. Algumas tábuas, como a da foto, já vêm com coadores anexados, facilitando mais ainda a lavagem dos alimentos.



6. Mesa de parede

A mesa de parede, é uma solução que resolve dois problemas ao mesmo tempo. Ele serve como um espaço tanto para refeições rápidas, como também uma bancada extra quando você precisar. Além de ser facilmente guardada, quando não precisar usar.



7. Pendure o papel toalha

O papel toalha é um dos itens mais fáceis de tirar da sua bancada. Basta montar um gancho na parede, debaixo dos armários, ou debaixo de uma das prateleiras flutuantes que você acabou pendurando. Pronto mais um item fora do seu caminho e organizado corretamente!



E ai, quais são suas dicas para ter mais espaço livre na bancada?

 

Fotos: Reprodução - Pinterest

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: