Como Preparar o Chocolate - Temperagem

Publicada em: 31/05/2016 15:05

Se você trabalha com chocolate, por hobby ou profissão, deve saber que o passo mais importante para que o seu chocolate fique perfeito é o momento da temperagem. A técnica de temperar o chocolate consiste em levá-lo a uma temperatura (daí o termo “temperagem”) ideal para trabalhar com ele. Além disso, deixá-lo na temperatura certa faz com que seu chocolate fique brilhante, macio e crocante quando estiver pronto. Pensando nisso, o CyberCook preparou o passo a passo para fazer o chocolate perfeito em casa, confira!

1º Passo / 2º Passo

Corte o chocolate desejado (ao leite, meio amargo, amargo ou branco) em pedaços pequenos. Depois do chocolate picado, separe uma parte para temperar aproximadamente 40% do total do chocolate. Ex: para um 1 kg de chocolate cortado, será reservado 400 gramas para temperar. O restante do chocolate será derretido no microondas ou em banho-maria.


Fonte: Reprodução /Pinterest

3º Passo

Derreta o chocolate (microondas ou em banho-maria). Cuidado para não deixar queimar. Se for fazer no microondas, coloque sempre de 30 em 30 segundos, sempre mexendo bem. O tempo pode variar conforme a quantidade de chocolate. Um quilo equivale a dois minutos no microondas.


Fonte: Reprodução /Pinterest

4º Passo

Aqueça o chocolate entre 40º C a 45ºC. Abaixe essa temperatura para 27ºC. Para acontecer esse processo coloque 40% de chocolate reservado no início da temperagem. Mexa bem até dissolver tudo. Se necessário coloque mais um pouco de chocolate. Tudo deve estar dissolvido e liso.


Fonte: Reprodução /Pinterest

5º Passo

Faça movimentos circulares, mexa o chocolate em todos os cantos das laterais da tigela.


Fonte: Reprodução /Pinterest

6º Passo

Depois que chegar a temperatura de 27º, aquecer o chocolate até a temperatura ideal para se trabalhar (entre 30ºC e 35ºC). Manter sempre o chocolate aquecido. A temperatura da massa deverá atingir: Chocolate ao Leite (29 a 30ºC), Chocolate Marfim (28 a 29ºC), Chocolate Meio Amargo (30 a 31ºC) Importante: quando o chocolate transmitir ao toque dos dedos ou do lábio superior uma sensação de morno, o chocolate está pronto para usar e ser moldado.

Por Lívia Duarte 

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: