Comprar a granel: trend e sustentável

Publicada em: 31/05/2016 17:10

Com uma grande gama de estabelecimentos do tipo empório, comprar a granel voltou a ser uma ótima alternativa para comprar alimentos e ingredientes não perecíveis. Além de econômico para o bolso, comprar alimentos dessa forma é também sustentável, uma vez que diminui o uso de embalagens e compra-se na quantidade necessária, evitando que o alimento estrague.


Fonte: Reprodução /pinterest

Além da economia e sustentabilidade, outra vantagem é a grande variedade de um mesmo tipo de alimento. É possível encontrar nesses empórios e mercearias diversos tipos de farinha, feijão, arroz...Sendo uma ótima forma de testar novos ingredientes nas receitas.

Confira nossas dicas para não errar na hora da compra!

Economia

Para realmente valer a economia, fique atento ao preço do quilo de cada alimento. Se achar necessário, compare com outro estabelecimento os valores de cada item. Certifique-se também de fazer uma lista dos alimentos que serão comprados; com a grande variedade de ingredientes a animação pode falar mais alto que a necessidade e acabamos comprando o que não estava no planejamento - e que às vezes nem será utilizado.

Sustentabilidade

As compras a granel costumam vir em saquinhos que são pesados. Mas uma ótima forma de evitar 100% o uso de embalagens é levando recipientes reutilizáveis ou potes. O estabelecimento pode pesar seu recipiente antes de preenchê-lo para evitar o uso dos saquinhos que normalmente vão para o lixo.


Fonte: Reprodução /pinterest

Sem Desperdício

O preço atrativo dos alimentos vendidos a granel faz com que erramos um pouco a mão levando para casa uma quantidade a mais. Só compre quantidades semanais ou mensais, se possível, para evitar que os alimentos estraguem.

Armazenando

O ideal é armazenar em potes de vidro com tampa que vede de forma a não entrar ar ou sujeira. Guarde em locais arejados e limpos e não esqueça de etiquetar os potes com cada ingrediente.


Fonte: Reprodução /pinterest

Utilização

Por não passarem por processos industriais de seleção e embalagem, os alimentos vendidos a granel correm o risco de vir com pequenas pedrinhas, galinhos, no caso de ervas e temperos, ou qualquer outra impureza. O ideal é passar por uma peneira e fazer a velha tática de "escolher" feijões e leguminosas na hora da utilização.


Por Lívia Duarte

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: