logomarca cybercook

Coq au Vin

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (14)


Preparo

  1. 1.
    Fazendo
  2. 2.
    1° dia
  3. 3.
    Em uma tigela grande, coloque o frango cortado em pedaços com 1 cebola picada em pedaços grandes, a cenoura, o alho poro, pimenta do reino e o amarrado de ervas. Cubra com o vinho tinto. Tampe, leve à geladeira e deixe marinando por toda a noite. Não coloque sal!
  4. 4.
    2° dia
  5. 5.
    Tire os pedaços de frango da marinada e seque-os. Reserve.
  6. 6.
    Coe a marinada e reserve separados o vinho e os vegetais.
  7. 7.
    Numa frigideira grande coloque um pouco de manteiga, um pouco de óleo e alguns cubinhos de bacon. Acrescente também um pouco da cebola cortada em pedaços grandes. Vá dourando o frango aos poucos, tendo o cuidado de ir tirando o bacon e a cebola que dourarem demais e colocando novos pedaços, e sempre acrescentando mais um pouco de manteiga e óleo até que todos os pedaços de frango estejam dourados. (eu sei que essa parte dá um trabalho danado e faz uma bagunça considerável, mas minha avó fazia questão dessa parte).
  8. 8.
    Depois que todos os pedaços estiverem dourados, coloque-os em uma panela grande e funda, derrame o conhaque sobre o frango e flambe. Deixe o fogo apagar sozinho. (eu costumo levar a panela para a área de serviço, coloco-a no chão e faço um arremesso de fósforo aceso)
  9. 9.
    Depois que passar o perigo de incêndio, leve a panela de volta para o fogão.
  10. 10.
    Enquanto você está fazendo todas essas artes, os vegetais devem estar cozinhando em mais ou menos ½ litro de água temperada com sal. Escorra-os, passe-os por uma peneira, e devolva-os em forma de purê à panela com 1 copo do caldo resultante do cozimento, misturado com a colher de farinha de trigo.
  11. 11.
    Coloque então o sal, mais pimenta do reino, e devolva o vinho à panela e deixe cozinhar até que o frango esteja macio.
  12. 12.
    Hoje em dia o frango que usamos não tem nada a ver com o galo que é original na receita. O galo leva horas para cozinhar, já o frango, em 30 a 40 minutos já está desmanchando, portanto assim que você espetar o frango com um garfo e ver que já está macio, adicione os cogumelos e deixe ferver por mais uns 5 minutos.
  13. 13.
    Minha avó nessa hora deixava esfriar, levava à geladeira e só servia no dia seguinte. Daí sim ela corrigia os temperos depois do frango estar fervendo novamente. Eu já servi no 2° dia, mas tive que retirar de novo o frango da panela para que o molho reduzisse. Ficou ótimo também.
  14. 14.
    Importante!!!! Quando estiver cozinhando o frango, use sempre fogo baixo!
Aprendi a fazer esse prato com minha avó Lola, entre outras coisas, ela cozinhava muito bem.

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Coq au Vin Blanc
Caçarola de Frango com Bolinhos Recheados
Coq Au Vin (Frango ao vinho tinto)
Medalhões de filet sobre mousseline de mostarda fresca ao molho de especiarias
Coq au Vin de Microondas
Coquetel de camarão
⁠⁠⁠⁠

Comentários (1)

Nicole Zumiotti

Minha avó cozinhava de salto alto, estava sempre elegante...maquiada e penteada e cheirosa. Eu nunca vi ela se sujar na cozinha...ou sujar a cozinha...que coisa....

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Frango Aves Bacon Frango inteiro Louro Manteiga Manteiga sem sal Tomilho Pimenta do reino Vinho tinto