Couve-flor: o alimento mais trend de 2016

Publicada em: 15/04/2016 16:25

A couve-flor é a queridinha da vez. Chefs e cozinheiros antenados já perceberam a versatilidade desta hortaliça na substituição de pratos com alto teor de carboidrato. E o resultado? Delicioso! É possível fazer arroz de couve-flor, purê de couve-flor, empadão fake de queijo (couve-flor), almôndegas de couve-flor, sopa fake de queijo (couve-flor) e, finalmente, a melhor de todas: pizza de couve-flor!

Com os temperos certos, é possível deixar a couve-flor com muito sabor - além de naturalmente nutritiva, saudável, com baixíssima caloria e isenta de glúten. Seja por restrições alimentares, dieta ou curiosidade de experimentar, o fato é que em 2016 você ainda vai ver muitos pratos estrelando essa deliciosa flor comestível.

Pizza

A grande sacada da couve-flor é que é possível fazer uma massa após triturá-la e misturar à outros ingredientes que dão liga. Pois bem, sabendo desta informação, você pode fazer delícias com a massa de couve-flor: pão, salgados, panqueca e a queridinha pizza!

O passo a passo é simples: lave a couve-flor, separe os buquês e leve-os para triturar (processador ou liquidificador) até parecer um arroz. Passe a couve flor para um recipiente e leve ao microondas de 6-8 minutos. Depois, de pré cozinhar, coloque-a em um pano de algodão limpo e esprema para retirar todo o excesso de água.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Coloque a massa obtida em um recipiente e misture com outros ingredientes: 1 ovo, temperos (sal, pimenta, cheiro verde picadinho) e 2/4 de xícara (chá) de queijo de sua preferência ralado no grosso. Misture até formar uma massa homogênea, coloque-a em um papel manteiga e modele em formato de pizza. Leve para assar em forno médio de 10-15 minutos, retire, coloque o recheio de sua preferência, volte para assar (5 minutos para derreter o queijo) e sirva!

Arroz

Em um processador coloque a couve-flor limpa separada em buquês e pulse até ficar com aparência de grãos de arroz. Em uma panela em fogo médio coloque ½ colher (sopa) de azeite e refogue com alho picado e cebola picada por aproximadamente 2 minutos. Acrescente a couve-flor processada, ¾ xícara (chá) de água fervente e sal a gosto. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos ou até a água secar. Sirva em seguida.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Purê

Corte folhas e talos, higienize a hortaliça e leve os pedaços de couve-flor para cozinhar. Cozinhe por cerca de 10 minutos ou até ela ficar macia. Transfira a couve-flor cozida para o liquidificador e bata até ficar um purê liso e homogêneo. Vá acrescentando leite ou manteiga, sal e temperos a gosto. Assim que ficar com aparência e textura de purê, sirva o prato!


Fonte: Reprodução /Pinterest

Almôndega

Cozinhe a couve-flor até que fique macia. Escorra bem e amasse com um garfo. Acrescente 2 ovos, 1 cebola ralada e 4 dentes de alho amassados. Junte a salsinha, 1/3 de xícara (chá) de queijo ralado e 1/2 xícara (chá) de migalhas e pão. Misture até formar uma massa homogênea. Molde as almôndegas, coloque em uma forma e leve para assar em forno a 180ºC. Retire após 45 minutos ou até que estejam formes e coradas.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Sopa Cremosa

Na panela de pressão, leve a couve-flor para cozinhar junto com água por cerca de 15 minutos. Espere amornar, e transfira tudo para o liquidificador. Bata até ficar cremoso. Na panela, refogue em azeite cebola e alho picadinhos. Assim que dourarem, coloque a sopa, acerte o sal e deixe fervendo para engrossar mais. Rale algum queijo de sua preferencia na sopa para derreter e trazer sabor. Acrescente noz moscada a gosto, uma pitada de pimenta do reino. Sirva em seguida e finalize com queijo parmesão ralado.


Fonte: Reprodução /Pinterest

Torta

Para fazer o recheio cremoso de couve-flor, leve os buquês da hortaliça, já higienizados, para ferver. Assim que estiverem macios, escorra e reserve. Na panela, refogue cebola picadinha no azeite, junte a couve flor e mexa bem. Acrescente, um pouco de leite com 1 colher (sopa) de maisena dissolvida. Misture, acrescente temperos: sal, pimenta, noz moscada. Coloque duas colheres (sopa) de requeijão e queijo ralado a gosto. Use para rechear tortas e empadões.


Fonte: Reprodução /Pinterest Por Lívia Duarte 

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: