Cozinha sustentável: forno solar

Publicada em: 24/05/2016 16:05

Sabe-se que as fontes de energias fósseis (petróleo e gás natural) usadas em nosso cotidiano como no transporte e alimentação, são finitas. Diante desse problema, empresas e pessoas têm desenvolvido métodos e equipamentos que aproveitam fontes sustentáveis de energia, como o sol, para cozinhar!

Muitos podem desacreditar, mas esses equipamentos são capazes de concentrar energia suficiente para cozinhar alimentos como arroz, pães, feijão e até os tubérculos mais resistentes!

Gosun

O forno solar é capaz de alcançar temperaturas semelhantes ao forno convencional, não deixando a desejar em quase nenhum aspecto. Essa potência é alcançada através da concentração do calor do sol, refletido por placas de alumínio. Outro fator positivo, é que alguns equipamentos utilizam cerca de 82% de material reciclado na sua fabricação.

Grelha Solar

No exterior, já estão disponíveis no mercado alguns modelos de churrasqueira a base de energia solar. Segundo os fabricantes é possível grelhar ou assar a sua comida em apenas alguns minutos. É portátil e pode ser montado em qualquer lugar. Além dessa praticidade, o equipamento possui uma bandeja para reter gordura e impurezas, facilitando a limpeza e evitando que o espelho fique engordurado.

Já no Brasil, devido a baixa demanda, não é tão fácil encontrar empresas especializadas na fabricação desses tipos de forno, mas dá para ver pela foto abaixo que não é nenhum bicho de sete cabeças. Aproveite para fazer em casa com seus filhos e testar essa receitinha de Smores (Biscotinho com Marshmallow e Chocholate) que as crianças vão adorar. Veja aqui a receita!

Smores

Esperamos que tenham gostado dessas idéias sustentáveis, e que elas possam contribuir para uma culinária cada vez mais consciente!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: