Crianças na cozinha!

Publicada em: 24/05/2016 17:20

O ato de cozinhar, pode ser uma atividade extremamente educativa para as crianças, principalmente por incentivar o aprendizado de habilidades práticas tanto na cozinha como na vida. Além disso é importante elas se envolverem no processo de cocção do alimento,e saberem o trabalho por trás de uma refeição pronta. Fora isso, a probabilidade das crianças experimentarem algo que elas mesmo fizeram ou ajudaram a fazer, é muito maior. Mas a questão é quando e como começar?

Em relação a idade, o quanto antes o melhor. Talvez no inicio eles não vão ajudar muito, mas fazer com que as crianças se sintam a vontade na cozinha é o primeiro passo, para que elas despertem interesse em cozinhar. Porém só você vai saber quando ela estiver pronta para assumir novas responsabilidades na cozinha. Até que você esteja segura disso, deve-se sempre supervisionar e orientar a criança a todo momento.




Foto: Reprodução - Food52

As orientações aqui são um tanto quanto genéricas de quando e como ensinar determinadas habilidades na cozinha, levando em conta a familiaridade e habilidade na cozinha de cada criança.

De 3 a 5 anos:

Com essa idade você precisará estar sempre ao lado e prestar assistência a todo momento, mesmo para atividades como despejar, misturar ingredientes e polvilhar. Eles também podem ajudar pegando utensílios ou ingredientes fáceis, que você precise como: colheres, copos de medidores ou tigelas(mas nada pesado demais ou afiado).




Foto: Reprodução - Food52

De 5 a 7 anos:

A partir dessa idade, as crianças já começam a ter um pouquinho mais de segurança e a praticar as atividades anteriores com um pouco mais de liberdade. Já podem também, pesar e medir ingredientes, amassar pão, abrir massas e espalhar molhos. Talvez comecem até a cortar alguns ingredientes macios e de fácil corte(existem facas próprias para crianças, menores e sem risco de acidentes). É importante conversar sobre tudo que estiver fazendo, explicando passo a passo e tirando toda e qualquer dúvida que eles tenham.

De 7 a 9 anos:

De 7 para cima, as crianças já podem começar a ajudar em tarefas mais intelectuais como calcular ingredientes quando você for dobrar uma receita, por exemplo ou peça para que elas leiam a receita e tirem dúvidas sobre termos e ingredientes ainda desconhecidos por elas. A apresentação e montagem dos pratos também é algo que pode ser treinado nessa idade.




Foto: Reprodução - Food52

De 9 a 12:

Chegando nessa fase de pré-adolescência as crianças já podem começar a manusear facas pequenas e afiadas, comece com alimentos de fácil corte e que não tenham risco da faca escorregar ou escapar. Nessa idade eles já são capazes de pilotar o fogão (dependendo do tamanho deles). Fique perto a todo instante e mostre como posicionar a alça da panela para longe deles, além de estar sempre atento na atividade que estiver fazendo.

Demonstre organização e aos poucos cobre isso deles, além disso é importante que eles ajudem não só na parte de cozinhar, mas na limpeza e faxina também! O quanto antes isso for entendido, melhor será para todos.




Foto: Reprodução - Food52

E ai curtiu essas dicas? Compartilhe então!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: