logomarca cybercook

Cuscuz de Sardinha

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

O cuscuz de sardinha é super versátil. Junto com a refeição como acompanhamento, no lanche ou até como um aperitivo, sempre vai bem.

Ingredientes (13)



Preparo

  1. 1.
    Em uma panela grande coloque o óleo e acrescente a cebola picada e os pimentões picados e frite até ficar cozidos.
  2. 2.
    Acrescente os tomates picados, as azeitonas e a margarina, deixe refogar por meia hora.
  3. 3.
    Depois acrescente a água e a sardinha previamente limpas, o alho, dois ovos picados, a salsinha e a pimenta deixando por último a farinha de milho (a massa tem que ficar ou pouco úmida).
  4. 4.
    Deixe refogar por mais 5 minutos.
  5. 5.
    Unte uma forma redonda com furo central com óleo e no fundo decore com as rodelas de um ovo, por cima coloque o cuscuz, aperte bem, deixe esfriar por 15 minutos e desenforme.

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 15 porções

Vídeo recomendado

Comentários (5)

Vilma Mariano DaSilva

Dúvida: (...) os pimentões picados e frite até ficar cozidos, depois acrescente os tomates picados, as azeitonas e a margarina, deixe refogar por meia hora, acrescente a água (...) etc. Pergunta: Se eu cozinhar esses ingredientes por 1/2 hora, não vão derreter? Parece-me que vão virar uma pasta mole, sem personalidade, quase sem liga p/a montagem no endurecimento, do cuscuz. Outra dúvida: tem sardinha em lata sem espinha? Já fiz maionese de sardinha e tinha muito pouca espinha, tirei o excesso, e amassei o resto, com os ingredientes de minha preferência, e a maionese ficou macia, todos elogiam e não sobra quase nada. bjs.

Vilma, boa noite! Os tomates se desmancharão por conta da grande quantidade de água presente neles, e ajudarão a dar liga e umidade ao cuscuz; isso não ocorre com os pimentões, que tem uma estrutura semelhante. Quanto à sardinha, existe sim, basta procurar dentre as marcas que comercializam esse produto. Abraços, Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

sardinha sem espinhas é vendido como filé de sardinha em lata. bjs

vanice santos
em 11/11/2014
Castro Filho

Essa receita foi a que se aproximou mais do cuscuz que eu comia quando era pequeno. Fou fazê-lo e depois de experimentar, mandarei o comentário.

Janaina Rodrigues

Perfeito!

BENEVAL DIÚZA JR

Eu troquei o óleo por azeite, a margarina por manteiga, tirei 1 lata de sardinha e coloquei um vidro de palmito picado e em vez de dois pimentões verdes, coloquei um verde e um vermelho. Experimente!

Hellen Martins

Eu troquei a pimenta dedo-de-moça por pimenta-do-reino. Ficou ótimo!

Peixes e frutos do mar Tortas salgadas Brasileira Festa Junina Receitas de cuscuz Lanches Azeitona Azeitona verde Farinha de milho Margarina Peixe Receitas salgadas Receitas de peixes Salsinha Sardinha Sem Glúten Óleo de soja Pimenta dedo de moça Pimentão verde Receitas com sardinha e atum