Empórios Gourmet

Publicada em: 24/05/2016 14:16

Com uma demanda cada dia maior por produtos locais e produzidos de forma orgânica, a quantidade de empórios gourmet que oferecem produtos diferenciados vem crescendo para suprir essa necessidade.

Em São Paulo foi inaugurado recentemente um enorme complexo gastronômico, ótimo exemplo dessa crescente tendência que mescla empório, padaria, rotisserie, enoteca, peixaria, açougue, cafeteria, sorveteria e até restaurante.


Eataly São Paulo

Lá se pode encontrar desde queijos especiais, vinhos importados, até sorvetes e massas produzidas diariamente no local.


Seção de queijos no Eataly

Existem diversos empórios e mercearias, principalmente nas grandes cidades, que oferecem produtos especiais produzidos de forma artesanal. A maior procura geralmente são por produtos que não são comercializados nas grandes redes de supermercados como condimentos e especiarias exóticas, cereais e grãos vendidos a granel, azeites importados, patês e terrines, jamones, geléias caseiras e conservas entre outros.


Casa Carandaí no Rio de Janeiro

No exterior, principalmente na Europa, essa tendência de empórios com produtos locais e frescos também é cada vez mais frequente. Um exemplo de empório/mercado é o Original Unverpackt em Berlim, que não vende nenhum produto embalado.

Todos os produtos oferecidos são vendidos por peso, desde grãos e cereais até vinhos e bebidas. Quem trás a embalagem é o próprio cliente, evitando o desperdício de sacolas plásticas e de mercadorias, já que o cliente compra apenas a quantidade que precisa.

Esperamos que essa moda pegue logo aqui no Brasil também, o que acharam da idéia?

 

Fotos: Reprodução - Pinterest

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: