logomarca cybercook

Estrogonofe de Carne

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

O estrogonofe de carne é o predileto entre os os estrogonofes e esta receita que a Cleomar nos enviou é a clássica.

Ingredientes (12)



Preparo

  1. 1.
    Numa frigideira em fogo médio com manteiga frite aos poucos o filé mignon cortado em tiras finas temperadas com sal e pimenta a gosto. Reserve.
  2. 2.
    Numa panela grande com manteiga doure uma cebola grande picada.
  3. 3.
    Assim que dourar acrescente o champignon laminado e a carne (reservada acima).
  4. 4.
    Refogue por mais uns 5 minutos.
  5. 5.
    Adicione molho inglês e um cálice de conhaque aquecido. Flambe o refogado.
  6. 6.
    Num recipiente misture o creme de leite sem soro, o catchup, mostarda, sal e pimenta-do-reino a gosto e farinha de trigo dissolvida em uma lata de leite (utilize a mesma lata do creme de leite).
  7. 7.
    Coloque esta mistura na panela (que está a carne refogada) e cozinhe por mais 5 minutos em fogo médio.
  8. 8.
    Retire do fogo e sirva acompanhado de batata palha, arroz branco e salada de folhas.

Para aquecer o conhaque: coloque o conhaque dentro de uma concha inox, e leve sobre a chama do fogão. Aqueça por alguns minutos e incline levemente a concha. Isso fará que o conhaque se acenda.

Carne: use um filé bem descansado (retirado do refrigerador horas antes), corte em fatias e, depois, em tiras finas. A carne deve fritar e não cozinhar. Para isso, não deixe juntar suco, fritando em fogo alto.

Dica do CyberCook: Para que o suco da carne não saia, tempere com sal somente depois de que a carne esteja na frigideira e toda selada (com uma coloração acinzentada), pois o sal desidrata a carne muito fácil.

Creme de leite: para retirar o soro do creme de leite, deixe a lata na geladeira por, no mínimo, 4 horas. Em seguida, vire a lata, faça dois furos no fundo e escorra o soro. Caso deseje uma consistência mais fluída, mantenha o soro. Esta receita pode ser feita com creme de leite fresco, mas o tempo para apurar o molho aumenta para que ele reduza e engrosse.

Congelar strogonoff: a receita pode ser congelada desde você não coloque o creme de leite. No dia de servir, retire o strogonoff do congelar e ai sim incorpore o creme de leite na receita.

Outros sabores: substitua a carne por peito de frango, camarão, atum em fatias finas, bacalhau.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 6 porções

Vídeo recomendado

Comentários (4)

Marcia Alves

Ficou ótimo mesmo sem o conhaque, aqui em casa todo mundo adorou.

Marcia Rosiele

muito bom!!

conceicao

adorei

Cleomar Benfica

Sirva este estrogonofe de carne com batata palha e arroz branco. Se for um jantar romantico, sirva um bom vinho branco bem gelado, vai deixa-lo mais apaixonado ainda bom apetite.

Carne Receitas de strogonoff Russa Creme de leite Catchup Cebola Conhaque Cozinha internacional Farinha de trigo Manteiga Mostarda Pimenta Pratos principais Receitas salgadas Sal Pimenta do reino Filé mignon Molho inglês Café da manhã