Como escolher peixe fresco no mercado

Publicada em: 29/08/2017 19:33

Para fazer uma boa receita de peixe, tudo começa com um exemplar de qualidade, o mais fresco possível. Então escolher bem é o primeiro passo para o sucesso.

E para fazer a escolha certa do peixe, tem algumas coisas que você precisa considerar e observar para não ser enganado.

Vem com a gente e aprenda os caminhos para saber se o peixe está fresco mesmo.

Boa leitura.

Filé de Tilápia

Vá pelos seus 5 sentidos

Os 5 sentidos serão seus primeiros aliados na hora de escolher um peixe bem fresco, pois cada aspecto vai indicar o tempo do pescado e as condições de conservação.

Começando pela visão, a primeira coisa a notar é se os peixes estão sobre uma camada espessa de gelo ou em câmaras refrigeradas, e note se há algo informando quando foi pescado e a validade do mesmo. O brilho das escamas e dos olhos também indicam se o peixe é fresco, pois quanto mais o tempo passa, mais opacos essas partes vão ficando.

O olfato também é um ótimo indicador para mostrar se o peixe está fresco, pois cheiro muito forte é algo que você precisa ter atenção, pois pode indicar que o peixe já está passando do ponto.

O tato entra para que você sinta se o peixe está firme realmente, se as escamas não estão se soltando facilmente e se a temperatura está realmente bem baixa, pois tudo isso é indicativo do frescor.

Para os sentidos restantes, o paladar infelizmente só vai entrar em ação depois que você escolher, porém dependendo do local da compra, pode ser que tenham amostras para experimentar. 

Por fim a audição vai ser crucial para você ouvir do vendedor informações sobre o peixe, pois isso pode te ajudar a compreender as características, como funciona a pesca, transporte e armazenamento. 

Não tenha medo de fazer perguntas ao peixeiro ou ao açougueiro, pois isso pode te poupar de comprar um peixe ruim.

Confiança é tudo

Confiar nos seus sentidos é muito importante, porém é necessário um pouco de experiência para pegar as nuances envolvidas nessa questão, por isso é importante comprar de fornecedores que você realmente possa confiar e conheça a procedência também.

No fim das contas, o que você precisa considerar antes de comprar um peixe é a reputação do fornecedor e aos poucos começar a construir uma relação de confiança onde você possa fazer perguntas que te deem informações mais completas sobre o processo.

Hoje em dia existem muitos criadores que têm peixes em cativeiro e tem o processo documentado desde a desova das fêmeas até o abate, e isso pode garantir um produto de maior qualidade e ainda assim a preços justos. Procure por produções sustentáveis que sejam certificadas, pois esse é o caminho mais seguro para uma carne de peixe bem fresca.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: