1
logomarca cybercook

Fermento Caseiro

2
Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (9)



Como Fazer

  1. 1.
    *OBS2. o fermento não se multiplica.
  2. 2.
    Coloque esses dois ingredientes dentro do pote(frasco) e mexa muito bem.A consistência é parecida com a massa da panqueca. Cubra com o pano levemente úmido e deixa 24 horas descansando num lugar quente, de preferência a cozinha que é o lugar mais aquecido da casa.(em cima do armário)
  3. 3.
    SEGUNDO DIA: jogue fora metade da mistura e adiciona mais 200 g de farinha e 200 ml de água. Mexa sempre que lembrar.
  4. 4.
    TERCEIRO DIA: a mistura comeca a aparecer bolhas.É o dióxido de carbono que o fermento esta gerando. Jogue fora metade e adicione farinha e água. Mexa bastante, cobre e deixa descansar. Mexa ocasionalmente.
  5. 5.
    QUARTO DIA: repita o ritual anterior.
  6. 6.
    QUINTO DIA: aqui deverá surgir um líquido escuro, os padeiros europeus chamam de hooch. Não se preocupe, mexa tudo, jogue metade fora e alimente seu fermento novamente repetindo todo processo.
  7. 7.
    SEXTO DIA: o fermento deverá estar mais encorpado(consistente).repita o ritual.
  8. 8.
    SÉTIMO DIA: neste momento ele esta bem mais grosso, ligeiramente amarelado e espumando bastante quando você mexe. Está pronto para o uso!
  9. 9.
    # O PROCESSO DEPENDERÁ DA TEMPERATURA DO LUGAR QUE VOCÊ RESIDE. PODERÁ ATRASAR, OCORRER COMO DESCRITO OU ATÉ MESMO ADIANTAR-SE.
  10. 10.
    - SE NÃO QUISER JOGAR METADE FORA, NÃO TEM PROBLEMA.SÓ TERÁ QUE COMECAR NUM RECIPIENTE MAIOR.(se usar na panificadora não há necessidade de colocar fora uma metade)
  11. 11.
    BEM, ESTE É O MOMENTO DE FAZER DUAS ESCOLHAS:
  12. 12.
    PRIMEIRA: usar o fermento todos os dias e alimentá-lo diariamente tambem.
  13. 13.
    SEGUNDA: ou/ usá-lo esporadicamente, guardá-lo no refrigerador e alimentá-lo semanalmente. Não use tampa, cubra com papel"filme"ou outro plástico qualquer e faca minúsculos furinhos.
  14. 14.
    # QUANDO RETIRÁ-LO DO REFRIGERADOR DEIXE-O VOLTAR À TEMPERATURA AMBIENTE NATURALMENTE. MEXA BASTANTE, E ELE ESTARÁ ATIVO NOVAMENTE(longe do sol)
  15. 15.
    DICAS/ CURIOSIDADES
  16. 16.
    *NUNCA USE OBJETOS DE METAL, IRÁ MATAR A CULTURA
  17. 17.
    *NUNCA EXPONHA DIRETAMENTE O FERMENTO AO SOL
  18. 18.
    *O FERMENTO CASEIRO FEITO COM FARINHA DE CENTEIO É MUITO MAIS ATIVO, FAZENDO O PÃO CRESCER MAIS RÁPIDO SENDO QUASE IGUAL AO FERMENTO COMERCIAL. O PROCESSO É O MESMO. EU USO OS DOIS, POIS ADORO PÃO DE CENTEIO.
  19. 19.
    *SEMPRE REPONHA AS QUANTIDADES QUE FORAM TIRADAS. SE EU PRECISO USAR 1 XICARA DA RECEITA, EU FACO ASSIM: COLOCO O FERMENTO DO VIDRO EM UMA BACIA, ACRESCENTO 50 GRAMAS DE FARINHA E 50 ML DE ÁGUA(UMA XICARA TEM MAIS OU MENOS 100 GRAMAS). APROVEITO LAVO O VIDRO, DEIXO A QUANTIDADE QUE SERÁ USADA E GUARDO O RESTANTE. É BASTANTE PRÁTICO.
  20. 20.
    *O USO DE FRUTAS OU VEGETAIS NÃO É NECESSÁRIO. ALÉM DE DEIXAR UM CHEIRO INSUPORTÁVEL, IMAGINE COMO FICA O GOSTO DO PÃO?
  21. 21.
    *NÃO COLOQUE ACUCAR NO SEU FERMENTO(COMO JÁ LI POR AÍ). VOCÊ QUER FAZER SÓ PÃO DOCE? COLOQUE ACUCAR SE A RECEITA PEDIR.(NA QUANTIA DE FERMENTO USADA)
  22. 22.
    *QUANDO PRONTO O FERMENTO CASEIRO TEM UM PH POR VOLTA DE 4,2 %, ENQUANTO O COMERCIAL É DE 5,4%. POR ISSO É MAIS DEMORADO. MAS PARA FAZER PÃES ARTESANAIS, QUEM TEM PRESSA?
  23. 23.
    *USE DE 30 À 40% NA RECEITA.
  24. 24.
    *EM TEMPERATURA DE 28 A 34 GRAUS O PÃO LEVA DE 4 A 6 HORAS PARA CRESCER.MAS, JÁ PRESENCIEI CASOS DE FERMENTOS NÃO MUITO ATIVOS QUE LEVARAM 12 HORAS PARA DOBRAR.
  25. 25.
    # VOCÊ PODE SECAR OU CONGELAR SEU FERMENTO - COLOQUE-O EM PAPEL MANTEIGA OU VEGETAL E DEIXE-O SECAR (NÃO AO SOL). RETIRE OS FLOCOS E GUARDE EM POTINHOS, QUANDO FOR UTILIZÁ-LO, PEGUE UMA PEQUENA QUANTIDADE E MISTURE COM ÁGUA E FARINHA. MEXA BEM E LOGO ESTARÁ BORBULHANDO, ISTO É, ATIVO NOVAMENTE.(ÓTIMO PARA VIAGENS LONGAS)
  26. 26.
    -SE SEU FERMENTO TEM UM SABOR INCRÍVEL E É RÁPIDO, CONGÊLE-O EM UM VIDRINHO. ELE MANTÊM-SE POR 1 ANO SEMPRE LIMPINHO E LIVRE DE IMPUREZAS. É ÚTIL PARA VIAGENS CURTAS, LEVE-O DESCONGELANDO AO NATURAL, QUANDO CHEGARES, MEXA-O E USE.
  27. 27.
    * OS EUROPEUS E AMERICANOS USAM ESTE FERMENTO TEM MUITO TEMPO, UNS NEM PARARAM DE USÁ-LO VINDO DE GERACÕES PASSADAS. E ELES USAM MUITO TEMPERO EM SEUS PÃES(PIMENTA,KÜMMEL,CARDAMOMO,ALECRIM,COMINHO,...) PARA DISFACAR O GOSTO FORTE DE UM FERMENTO MUITO VELHO, JA MUITO MODIFICADO PELO TEMPO(COR AMARELO ÔCRE E CHEIRO FORTÍSSIMO), INCLUSIVE DEVENDO HAVER IMPUREZAS.SE SEU FERMENTO FICAR MUITO ALTERADO, COM UM CHEIRO MUITO FORTE(AZEDUME), JOGUE-O FORA E COMECE OUTRA CULTURA.(AÍ ESTÁ UMA VANTAGEM DE CONGELAR UMA PARCELA NO COMECO)
Já Fiz

Vídeo recomendado

Mousse de Chocolate Arcor 70%

Você pode gostar...

Fermento Mãe

Fermento Mãe

Por Leonardo Miranda

chambinho caseiro

chambinho caseiro

Por Carlos Gentina

Pão Caseiro Fofinho

Pão Caseiro Fofinho

Por Rosimara Gonçalves

Comentários (2)

Paulo Sforsin

Uma aula. Obrigado

Rosemeire dos Santos

quero fazer pao italiano como substituo o fermento industrializado, qual a correspondencia de medidas. vc tem a receita de pao de centeio pode postar, obrigado

*DA QUANTIA TOTAL DE FARINHA INDICADA NA RECEITA USE DE 30 À 40% DE FERMENTO NATURAL. EX: PARA 1KG DE FARINHA USAR DE 300 A 400 GRAMAS DE FERMENTO.

Alessandro Bertolini
em 09/10/2014
tender Lanches Comida caseira Receitas caseiras

Fermento Caseiro