1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Fermento Caseiro

Já Fiz

Ingredientes (9)

Como Fazer

  1. 1.
    *OBS2. o fermento não se multiplica.
  2. 2.
    Coloque esses dois ingredientes dentro do pote(frasco) e mexa muito bem.A consistência é parecida com a massa da panqueca. Cubra com o pano levemente úmido e deixa 24 horas descansando num lugar quente, de preferência a cozinha que é o lugar mais aquecido da casa.(em cima do armário)
  3. 3.
    SEGUNDO DIA: jogue fora metade da mistura e adiciona mais 200 g de farinha e 200 ml de água. Mexa sempre que lembrar.
  4. 4.
    TERCEIRO DIA: a mistura comeca a aparecer bolhas.É o dióxido de carbono que o fermento esta gerando. Jogue fora metade e adicione farinha e água. Mexa bastante, cobre e deixa descansar. Mexa ocasionalmente.
  5. 5.
    QUARTO DIA: repita o ritual anterior.
  6. 6.
    QUINTO DIA: aqui deverá surgir um líquido escuro, os padeiros europeus chamam de hooch. Não se preocupe, mexa tudo, jogue metade fora e alimente seu fermento novamente repetindo todo processo.
  7. 7.
    SEXTO DIA: o fermento deverá estar mais encorpado(consistente).repita o ritual.
  8. 8.
    SÉTIMO DIA: neste momento ele esta bem mais grosso, ligeiramente amarelado e espumando bastante quando você mexe. Está pronto para o uso!
  9. 9.
    # O PROCESSO DEPENDERÁ DA TEMPERATURA DO LUGAR QUE VOCÊ RESIDE. PODERÁ ATRASAR, OCORRER COMO DESCRITO OU ATÉ MESMO ADIANTAR-SE.
  10. 10.
    - SE NÃO QUISER JOGAR METADE FORA, NÃO TEM PROBLEMA.SÓ TERÁ QUE COMECAR NUM RECIPIENTE MAIOR.(se usar na panificadora não há necessidade de colocar fora uma metade)
  11. 11.
    BEM, ESTE É O MOMENTO DE FAZER DUAS ESCOLHAS:
  12. 12.
    PRIMEIRA: usar o fermento todos os dias e alimentá-lo diariamente tambem.
  13. 13.
    SEGUNDA: ou/ usá-lo esporadicamente, guardá-lo no refrigerador e alimentá-lo semanalmente. Não use tampa, cubra com papel"filme"ou outro plástico qualquer e faca minúsculos furinhos.
  14. 14.
    # QUANDO RETIRÁ-LO DO REFRIGERADOR DEIXE-O VOLTAR À TEMPERATURA AMBIENTE NATURALMENTE. MEXA BASTANTE, E ELE ESTARÁ ATIVO NOVAMENTE(longe do sol)
  15. 15.
    DICAS/ CURIOSIDADES
  16. 16.
    *NUNCA USE OBJETOS DE METAL, IRÁ MATAR A CULTURA
  17. 17.
    *NUNCA EXPONHA DIRETAMENTE O FERMENTO AO SOL
  18. 18.
    *O FERMENTO CASEIRO FEITO COM FARINHA DE CENTEIO É MUITO MAIS ATIVO, FAZENDO O PÃO CRESCER MAIS RÁPIDO SENDO QUASE IGUAL AO FERMENTO COMERCIAL. O PROCESSO É O MESMO. EU USO OS DOIS, POIS ADORO PÃO DE CENTEIO.
  19. 19.
    *SEMPRE REPONHA AS QUANTIDADES QUE FORAM TIRADAS. SE EU PRECISO USAR 1 XICARA DA RECEITA, EU FACO ASSIM: COLOCO O FERMENTO DO VIDRO EM UMA BACIA, ACRESCENTO 50 GRAMAS DE FARINHA E 50 ML DE ÁGUA(UMA XICARA TEM MAIS OU MENOS 100 GRAMAS). APROVEITO LAVO O VIDRO, DEIXO A QUANTIDADE QUE SERÁ USADA E GUARDO O RESTANTE. É BASTANTE PRÁTICO.
  20. 20.
    *O USO DE FRUTAS OU VEGETAIS NÃO É NECESSÁRIO. ALÉM DE DEIXAR UM CHEIRO INSUPORTÁVEL, IMAGINE COMO FICA O GOSTO DO PÃO?
  21. 21.
    *NÃO COLOQUE ACUCAR NO SEU FERMENTO(COMO JÁ LI POR AÍ). VOCÊ QUER FAZER SÓ PÃO DOCE? COLOQUE ACUCAR SE A RECEITA PEDIR.(NA QUANTIA DE FERMENTO USADA)
  22. 22.
    *QUANDO PRONTO O FERMENTO CASEIRO TEM UM PH POR VOLTA DE 4,2 %, ENQUANTO O COMERCIAL É DE 5,4%. POR ISSO É MAIS DEMORADO. MAS PARA FAZER PÃES ARTESANAIS, QUEM TEM PRESSA?
  23. 23.
    *USE DE 30 À 40% NA RECEITA.
  24. 24.
    *EM TEMPERATURA DE 28 A 34 GRAUS O PÃO LEVA DE 4 A 6 HORAS PARA CRESCER.MAS, JÁ PRESENCIEI CASOS DE FERMENTOS NÃO MUITO ATIVOS QUE LEVARAM 12 HORAS PARA DOBRAR.
  25. 25.
    # VOCÊ PODE SECAR OU CONGELAR SEU FERMENTO - COLOQUE-O EM PAPEL MANTEIGA OU VEGETAL E DEIXE-O SECAR (NÃO AO SOL). RETIRE OS FLOCOS E GUARDE EM POTINHOS, QUANDO FOR UTILIZÁ-LO, PEGUE UMA PEQUENA QUANTIDADE E MISTURE COM ÁGUA E FARINHA. MEXA BEM E LOGO ESTARÁ BORBULHANDO, ISTO É, ATIVO NOVAMENTE.(ÓTIMO PARA VIAGENS LONGAS)
  26. 26.
    -SE SEU FERMENTO TEM UM SABOR INCRÍVEL E É RÁPIDO, CONGÊLE-O EM UM VIDRINHO. ELE MANTÊM-SE POR 1 ANO SEMPRE LIMPINHO E LIVRE DE IMPUREZAS. É ÚTIL PARA VIAGENS CURTAS, LEVE-O DESCONGELANDO AO NATURAL, QUANDO CHEGARES, MEXA-O E USE.
  27. 27.
    * OS EUROPEUS E AMERICANOS USAM ESTE FERMENTO TEM MUITO TEMPO, UNS NEM PARARAM DE USÁ-LO VINDO DE GERACÕES PASSADAS. E ELES USAM MUITO TEMPERO EM SEUS PÃES(PIMENTA,KÜMMEL,CARDAMOMO,ALECRIM,COMINHO,...) PARA DISFACAR O GOSTO FORTE DE UM FERMENTO MUITO VELHO, JA MUITO MODIFICADO PELO TEMPO(COR AMARELO ÔCRE E CHEIRO FORTÍSSIMO), INCLUSIVE DEVENDO HAVER IMPUREZAS.SE SEU FERMENTO FICAR MUITO ALTERADO, COM UM CHEIRO MUITO FORTE(AZEDUME), JOGUE-O FORA E COMECE OUTRA CULTURA.(AÍ ESTÁ UMA VANTAGEM DE CONGELAR UMA PARCELA NO COMECO)

Comentários (2)

Paulo Sforsin

Uma aula. Obrigado

Rosemeire dos Santos

quero fazer pao italiano como substituo o fermento industrializado, qual a correspondencia de medidas. vc tem a receita de pao de centeio pode postar, obrigado

*DA QUANTIA TOTAL DE FARINHA INDICADA NA RECEITA USE DE 30 À 40% DE FERMENTO NATURAL. EX: PARA 1KG DE FARINHA USAR DE 300 A 400 GRAMAS DE FERMENTO.

Alessandro Bertolini
em 09/10/2014
tender Lanches Comida caseira Receitas caseiras

Fermento Caseiro