Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Festival de receitas para o inverno

sem lactose·sem glúten·

Essa receita aqui comprova que não tem como ficar sem leite em casa! Seja vegetal, animal ou em pó, seu leite para deixar suas receitas deliciosas está no Carrefour!

Preparo

0h0

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

Ingredientes

Minha lista de compras

Compre os ingredientes no

logo Carrefour

Como Fazer

  1. 1.
    CARBOIDRATOS:
  2. 2.
    Os carboidratos são substâncias orgânicas também chamadas de hidratos de carbono. Estes nomes foram dados porque, na molécula da maior parte dos carboidratos, para cada carbono presente existem 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio, na mesma proporção existente na molécula de água. Daí o nome carbo (carbono) hidrato (hidros= água).
  3. 3.
    Eles fornecem 4 calorias para o organismo por grama consumida de carboidratos.
  4. 4.
    Os açúcares, como a glicose, a frutose e a sacarose são os carboidratos mais conhecidos. Mas também existem carboidratos de moléculas muito grandes (macromoléculas) como a celulose e o amido. Os alimentos ricos em carboidratos produzem a energia necessária para o funcionamento do organismo de quase todos os seres vivos. É com a energia obtida dos carboidratos que temos força para trabalhar, correr, andar e também brincar, etc. A energia dos carboidratos é importante para manter nossa temperatura estável. Por isso, os alimentos ricos em carboidratos são chamados alimentos combustíveis.
  5. 5.
    São alimentos ricos em carboidratos:
  6. 6.
    cereais
  7. 7.
    pães
  8. 8.
    farinhas
  9. 9.
    mandioca e batata
  10. 10.
    doces
  11. 11.
    frutas.
  12. 12.
    Os carboidratos têm função estrutural da membrana celular (construtora ou plástica), fornecimento de uma fração significativa de energia, armazenamento energético nos animais, sob a forma de glicogênio e principalmente nos vegetais, sob a forma de polissacarídeos.
  13. 13.
    Também tem função anticoagulante (heparina), lubrificante, estrutural (quitina) e antigênica (ativa o sistema imunológico, por exemplo, a alergia causada por crustáceos).
  14. 14.
    Os carboidratos também são conhecidos como açúcares.
  15. 15.
    [editar] Nomenclatura
  16. 16.
    Os carboidratos são substâncias orgânicas também chamadas de hidratos de carbono. Esse nome foi dado por que nele estão presentes 2 átomos de hidrogênio, um de carbono e 1 átomo de oxigênio. Sua fórmula empírica é (CH2O)n. Daí o nome carbo (carbono) hidrato (hidros = água).Os carboidratos são a maior reserva de energia de todo o reino vegetal, sendo produto do processo fotossintético. Por outro lado, no reino animal, os carboidratos são encontrados em pequenas quantidades no sangue, sob a forma de glicose, e no fígado e músculos, sob a forma de glicogênio.
  17. 17.
    [editar] Classificação
  18. 18.
    Segundo a ocorrência ou não de hidrólise os carboidratos são classificados em:
  19. 19.
    [editar] Monossacarídeos, oligossacarídeos (dissacarídeos) e polissacarídeos
  20. 20.
    [editar] Monossacarídeos
  21. 21.
    Os monossacarídeos geralmente têm sabor adocicado, de fórmula estrutural Cn(H2O)n. Esse n pode variar de 3 a 7 (trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses), sendo os mais importantes as pentoses e hexoses. Não sofrem hidrólise : Glicose - Frutose - Galactose - Manose
  22. 22.
    [editar] Oligossacarídeos
  23. 23.
    Dissacarídeos: Quando, por hidrólise, produzem dois monossacarídeos. Maltose, sacarose, lactose.
  24. 24.
    Exemplo: Sacarose + H2O → glicose + frutose
  25. 25.
    Trissacarídeos: Quando, por hidrólise, produzem três monossacarídeos. Rafinose.
  26. 26.
    Exemplo: Rafinose + 2 H2O → glicose + frutose + galactose
  27. 27.
    [editar] Polissacarídeos
  28. 28.
    Sofrem hidrólise produzindo grande quantidade de monossacarídeos. Ocorrem no talo e folhas vegetais e camada externa de revestimento de grãos.
  29. 29.
    Exemplo: Celulose
  30. 30.
    [editar] Holosídeos e heterosídeos
  31. 31.
    [editar] Holosídeos
  32. 32.
    São os oligossacarídeos e polissacarídeos que, por hidrólise, produzem somente monossacarídeos. Tipo de açúcar encontrado nas plantas e vegetais.
  33. 33.
    Rafinose + 2 H2O → glicose + frutose + galactose
  34. 34.
    Celulose + n H2O → n glicose
  35. 35.
    [editar] Heterosídeos
  36. 36.
    São os oligossacarídeos e polissacarídeos que, por hidrólise, produzem monossacarídeos e outros compostos.
  37. 37.
    Amidalina ( C20H27O11N ) + 2 H2O → 2 glicose + HCN + benzaldeídos
  38. 38.
    [editar] Derivados de carboidratos
  39. 39.
    Amidalina - Ácido glicônico - Ácido glicurônico - Ácido sacárico - Sorbitol - Trinitrato de celulose - Piroxilina - Acetato de celulose
  40. 40.
    [editar] Resumo
  41. 41.
    Também chamados hidratos de carbono, glicídios, ou mais comumente, açúcares, os carboidratos são compostos ternários formados de carbono, hidrogênio e oxigênio em geral, na proporção de um carbono para dois hidrogênio para um oxigênio ou seja: C(H2O).
  42. 42.
    Os nomes carboidratos e hidratos de carbono explicam-se pelo fato de serem substâncias constituídas, basicamente de carbono e água. Em alguns casos, podem também apresentar nitrogênio (N) ou enxofre (S) na sua composição.
  43. 43.
    Quimicamente, os carboidratos são definidos como poli-hidroxi-aldeídos ou poli-hidroxi-cetonas.
  44. 44.
    Glicose (C6H12O6) - é um poli-hidroxi-aldeído porque possui muitos radicais hidroxila ( -OH) e um radical aldeído ( -CHO).
  45. 45.
    Frutose (C6H12O6) - é um poli-hidroxi-cetona porque possui muitos radicais hidroxila ( -OH) e um radical cetona ( -CO).
  46. 46.
    Os carboidratos podem ser classificados em três categorias básicas: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
  47. 47.
    [editar] Monossacarídeos
  48. 48.
    Os monossacarídeos ou açúcares simples constituem as moléculas dos carboidratos, as quais são relativamente pequenas, solúveis em água e não hidrolisáveis.
  49. 49.
    Em geral, eles obedecem à fórmula básica dos carboidratos: (CnH2nOn). Assim, de acordo com o valor de n que varia de 3 a 7, temos os seguintes tipos de monossacarídeos:
  50. 50.
    Triose: C3H6O3
  51. 51.
    Tetrose: C4H8O4
  52. 52.
    Pentose: C5H10O5
  53. 53.
    Hexoses: C6H12O6
  54. 54.
    Heptoses: C7H14O7
  55. 55.
    Pentoses são monossacarídeos de 5 carbonos. Para os seres vivos, as pentoses mais importantes são a ribose e a desoxirribose, que entram na composição química dos ácidos nucleícos, os quais comandam e coordenam as funções celulares.
  56. 56.
    Ribose é a pentose que entra na composição química do ácido ribo-nucléico (RNA). Obedece a fórmula geral das pentoses - C5H10O5.
  57. 57.
    Desoxirribose é a pentose que entra na composição química do ácido desoxirribonucléico (DNA). Não obedece à fórmula geral das pentoses, possuindo um oxigênio a menos que a ribose - C5H10O4.
  58. 58.
    Hexoses são monossacarídeos de 6 carbonos, que obedecem à fórmula geral - C6H12O6. As hexoses mais importantes são a glicose, a frutose e a galactose, principais fontes de energia para os seres vivos. Ricas em energia, as hexoses constituem os principais combustíveis das células. São naturalmente sintetizadas por fotossíntese, processo de absorção de energia da luz.
  59. 59.
    [editar] Oligossacarídeos
  60. 60.
    (Dissacarídeos).
  61. 61.
    Os oligossacarídeos ou açúcares pequenos são carboidratos constituídos de duas a dez moléculas de monossacarídeos. Interessa-nos, aqui, apenas aqueles formados por duas unidades de monossacarídeos, também chamados dissacarídeos.
  62. 62.
    Dissacarídeos são açúcares constituídos, por ligação glicossídica, de dois monossacarídeos com desprendimento de uma molécula de água (síntese de desidratação). Dissacarídeos têm moléculas relativamente pequenas, solúveis em água, razão por que interferem, assim como os monossacarídeos, no equilíbrio osmótico das células. São também a principal forma de transporte dos carboidratos.
  63. 63.
    A sacarose, o açúcar de cana ou de beterraba, é constituído por uma molécula de glicose ligada a uma frutose. A maltose é um dissacarídeo, pois é formada por duas moléculas de glicose. A lactose é encontrada somente no leite. Resulta da união de uma glicose com uma galactose.
  64. 64.
    [editar] Polissacarídeos
  65. 65.
    Os polissacarídeos ou açúcares múltiplos são carboidratos formadas pela união de mais de dez moléculas monossacarídeas, constituindo, assim, um polímero de monossacarídeos, geralmente de hexoses.
  66. 66.
    Ao contrário dos mono e dos dissacarídeos, os polissacarídeos são insolúveis em água; não alteram, pois, o equilíbrio osmótico das células e se prestam muito bem à função de armazenamento ou reserva nutritiva.
  67. 67.
    De acordo com a função que exercem os polissacarídeos classificam-se em energéticos e estruturais.
  68. 68.
    Polissacarídeos energéticos têm função de reserva nutritiva. Os mais importantes são o amido e o glicogênio.
  69. 69.
    Amido - principal produto de reserva nutritiva vegetal , o amido é geralmente encontrado em órgão de reserva nutritiva, como raízes do tipo tuberosa (mandioca, batata doce, cará), caules do tipo tubérculo (batatinha), frutos e sementes. Constitui um polímero de glicose (mais ou menos 1.400 unidades de glicose) com ligação glicossídica.
  70. 70.
    O amido constitui-se de dois tipos diferentes de polissacarídeos: a amilose com cerca de 1.000 unidades de glicose numa longa cadeia não ramificada enrolada em hélice e a amilopectina com cerca de 48 a 60 unidades de glicose dispostas em cadeias mais curtas e ramificadas.
  71. 71.
    Espiral helicoidal da amilose
  72. 72.
    Glicogênio - polissacarídeo de reserva nutritiva dos animais, o glicogênio é encontrado, principalmente, nos músculos. Também é produto de reserva dos fungos. Constitui um polímero de glicose (mais ou menos 30.000 resíduos de glicose) com ligação glicossídica e várias ramificações.
  73. 73.
    Polissacarídeos estruturais entram na formação de algumas estruturas do corpo dos seres vivos. Os mais importantes são a celulose e a quitina.
  74. 74.
    Quitina - é um polissacarídeo que possui nitrogênio em suas unidades de acetilglicosamina. Constitui o exoesqueleto dos artrópodes e é também encontrada na parede celular dos fungos. A quitina é um polímero de acetilglicosamina com ligações β.
  75. 75.
    Observação: existem outros tipos de polissacarídeos denominados hetropolissacarídeos que originam, por hidrólise, vários tipos diferentes de monossacarídeos. Como por exemplo o ácido hialurônico, condroitinsulfato e a heparina.
silvana silveira
por   silvana silveira
Prato para refeições

Gostou dessa receita?

Receba gratuitamente receitas como essa no seu e-mail e aproveite nossas dicas com o melhor do Cybercook.

Nome

O nome completo é utilizado para validação do cadastro em nossa plataforma, bem como para que possamos prestar nossos serviços e cumprir com as obrigações assumidas. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

E-mail

O preenchimento de e-mail é necessário para confirmação de cadastrado, bem como para envio de comunicações relativas aos produtos e serviços disponibilizados em nossa plataforma. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

Icone envelope de e-mail

Falta pouco!

Dentro de instantes enviaremos um e-mail solicitando a confirmação do seu interesse em nosso conteúdo. Por favor, verifique o seu e-mail.

Festival de receitas para o inverno