logomarca cybercook

Flor dente de leão

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (6)


Preparo

  1. 1.
    Indicações
  2. 2.
    Na medicina:
  3. 3.
    Erva cardíaca, antiinflamató ria e Hepática. O Dente de Leão é usado há muitos séculos como a erva das doenças crônicas hepáticas. É muito usado para diabetes, é cardiotônico, e estimulante das glândulas linfáticas. Também é usada em quem tem hemorróidas, é ótima para gota e artrite, e a perfeita erva para quem tem muitas cáries.Utilizada principalmente nos males do intestino e fígado, comprovadamente duplica ou quadruplica o volume de bílis no espaço de uma hora após ser ingerido em forma de chá. Funciona também como depurativo do sangue e laxante, estimula os rins a eliminar a uréia e o fígado a eliminar colesterol e ácido úrico, indicado também nos casos de reumatismos, arteriosclerose e nos distúrbios circulatórios, antiescorbútico e para abrir o apetite.
  4. 4.
    Quando a criança é recém nascida e esta sendo amamentada no peito materno ela recebe o chá através do leite materno (a mãe é quem bebe o chá).
  5. 5.
    A mulher grávida ou que esta amamentando pode usar o Dente de Leão à vontade. Quando eu digo a vontade quer dizer de acordo com a indicação do terapeuta, pois nenhum chá ou planta medicina deve ser usada a seu bel-prazer. Todas as plantas podem ter resultados adversos se ingeri dos abusivamente.
  6. 6.
    Nos casos que eu indiquei Dente de Leão ao recém nascido, foram de crianças debilitadas, anêmicas, raquíticas, e também em um caso em que a criança apresentava deficiência motora adquirida por complicações na hora do parto.
  7. 7.
    Auxilia nos regimes de emagrecimentos. Purifica o sangue, combate a celulite, clareia as sardas, se for misturado à cavalinha.
  8. 8.
    COMO UTILIZAR O DENTE DE LEÃO:
  9. 9.
    1º) Chá: Deixar macerando toda à noite, uma colher (chá) das raízes picadas em uma xícara (chá) de água. No dia seguinte ferver rapidamente. Coar, esfriar, e tomar metade meia hora antes do café e outra metade após o café. Este chá é usado para desintoxicar o fígado.
  10. 10.
    2º) Salada: As folhas novas podem ser comidas na forma de salada. Melhora a digestão e é rica em sais minerais.
  11. 11.
    Salada: depurativo do sangue, fígado.
  12. 12.
    Decocção e infusão: depurativo, hidropisia, afecções do fígado, acidose, icterícia, diabetes
  13. 13.
    Sumo das folhas: cálculos renais e fígado. Uso externo: vitiligo.
  14. 14.
    Planta inteira, por infusão: Depurativo, diminui a taxa de açúcar do sangue, obesidade, combate o colesterol alto e o ácido úrico, problemas do fígado, icterícia, ativador da secreção biliar, diurético, prisão de ventre, abaixa a febre.
  15. 15.
    Misture as flores, raízes bem lavadas e secas, e folhas de dente de leão com um bom azeite ou óleo, tipo de gérmen de trigo ou semente de uvas. Deixe por oito dias em vidro de boca larga bem fechado, tomando sol pela manhã, e sendo agitado de vez em quando. Em seguida coe as ervas do óleo, e terão um excelente óleo de massagem para artrite, reumatismo, torcicolo e dores musculares.
  16. 16.
    Florais de Minas
  17. 17.
    Excelente para aqueles que, conscientemente, sabem que terão uma batalha pela frente, da qual não podem e não devem fugir. E, para enfrentá-la necessitam de dois ingredientes que essa flor dinamiza: força e coragem.
  18. 18.
    VENTOS SOPRAM: SAIA DO OLHO DO FURACÃO.
  19. 19.
    O Dente de Leão é encontrado em tintura mãe.
  20. 20.
    O escalda-pés de dente de leão restitui o bom humor e a alegria, além de tirar a dor no corpo.
  21. 21.
    Na cosmética:
  22. 22.
    Utilizado no combate à celulite, clareamento de sardas da pele, na forma de compressas e utilizada no combate às espinhas.
  23. 23.
    Na culinária:
  24. 24.
    As folhas novas e tenras podem ser consumidas como saladas.
  25. 25.
    - O dente de leão pode ser usado em saladas.
  26. 26.
    Os antigos faziam um vinho com Dente de Leão, pois no inverno um cálice desse vinho preservava o calor e a energia do verão. Ele era tomado em pequenos cálices para manter a energia e a coragem. Esse vinho era chamado de vinho da Alegria.
  27. 27.
    Aí vai a receita: Colha uma cesta bem cheia de flores de dente de Leão, estenda as flores no sol para saírem os bichinhos e elas darem uma ligeira secada. O sol deve ser do meio dia. Misture as flores com vinho tinto seco e deixe descansar por 8 dias. Coe o vinho, misture mel em pouca quantidade e tome deliciado.
  28. 28.
    Plantio:
  29. 29.
    Deve ser feito na época das chuvas através de sementes e divisão de touceiras, prefere os solos ricos em matérias orgânicas e secos. A colheita e feita dois meses após o plantio.
  30. 30.
    Conservação:
  31. 31.
    Raízes, folhas e flores devem ser secas ao ar livre e guardadas protegidas de umidade.
USAMOS ESSA FLOR LINDA E DOCE HÁ VÁRIOS ANOS. ORIGEM DO LIVRO DE RECEITAS DO NOSSO ÁLBUM DE FAMÍLIA

Vídeo recomendado

Comentários (2)

HAROLDO TEODORO

FLOR COM INÚMERAS UTILIDADES DESDE SALADAS A REMÉDIOS E MUITO AMOR.

gracia teodoro

USO ENERGÉTICO: Cor da Aura: Verde e laranja - Traz coragem para enfrentar os obstáculos. Símbolo da adivinhação. Planeta: Júpiter. Gênero: masculino. Tem o poder de atrair os espíritos. O Dente de Leão é a erva dos sonhadores, que não conseguem realizar nada. Ajuda aos idealistas a trabalharem com ideais que não têm base na realidade, e que por isso nunca são concretizados. Traz estrutura e posicionamentos na vida mais centrados e realistas. É ótimo para quem dá mil desculpas para não conseguir concretizar seus ideais.

Lanches