1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Fondue de Queijo

Já Fiz

Receita clássica de fondue de queijo indicada pela cozinheira Cristina Hafeli, do restaurante Florina.

Ingredientes (9)

Como Fazer

  1. 1.
    Amasse ligeiramente o dente de alho, espete-o no garfo e esfregue-o na parte interna da panela de fondue, pré-aquecida.
  2. 2.
    Junte o vinho branco e espere ferver.
  3. 3.
    Adicione aos poucos os queijos, em chama branda e vá mexendo sem parar, com uma colher, sempre no mesmo sentido.
  4. 4.
    Dilua o amido de milho no kirsch, passe para a panela.
  5. 5.
    Tempere com a pimenta, a noz-moscada e deixe ferver mais um pouco, mexendo sempre, até obter um creme espesso e uniforme.
  6. 6.
    Coloque a panela sobre o réchaud e sirva com o pão que deverá ser espetado em garfos especiais e passado na fondue.

Dicas do CyberCook

  1. 1.
    Você deve prestar muita atenção enquanto estiver servindo o fondue de queijo na temperatura da panela, o fogo tem que ser controlado para que o creme não seque muito rápido e o suficiente para mantê-lo cremoso.
  2. 2.
    Caso os comensais parem de usufruir do fondue, tire do fogo e, se for voltar, aqueça novamente com um pouquinho de vinho branco o suficiente para voltar a cremosidade inicial.
  3. 3.
    O processo do alho na panela é fundamental para dar sabor ao fondue com os óleos essenciais presentes no alho.
  4. 4.
    Caso sobre fondue de queijo, uma boa ideia é guardar e colocar em um creme de mandioquinha ou de cebola. Vai ficar uma delícia.

Rendimento: 4 porções
Crédito: Cristina Hafeli

Vídeo recomendado

Brigadeiro de Butter Toffees Chokko Amargo

Você pode gostar...

Fondue Chinoise

Fondue Chinoise

Por Cybercook

Fondue de Chocolate Branco

Fondue de Chocolate Branco

Por Alessandra Ortega

Fondue de Carne

Fondue de Carne

Por Cybercook

Comentários (15)

Daniela Marcatti Súcio do Nascimento

Ficou uma porcaria !!! não sei o que fiz de errado, mas usei os queijos da receita e eles não derreteram direito, ficou um puxa puxa no fundo e uma agua em cima, simplificando não deu pra comer

Silvia S. Novaes

Depois de anos refiz essa receita hoje. Fica perfeito e muito saboroso, basta ter atenção com os detalhes como acrescentar o queijo aos poucos e no fogo baixo. Ahh, hj substitui o kirsh por conhaque, deu certo tb.

Eduardo

Receita ótima! O gosto do quiejo ficou excelente, no entanto, quando saiu do fogão, o queijo endureceu... Alguém saberia o motivo? Muito obrigado !

Eduardo, boa tarde! Talvez fosse necessário adicionar um pouco a mais de líquidos, e vale ressaltar que a panela deve ficar no fogareiro para que o queijo não esfrie e endureça. Abraços, Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

Larissa

Olá...fiz a receita hoje pra uns amigos e o sabor ficou muito bom, pena que a consistência dele ficou estranha...na hora em que estava quente a consistência grossa do queijo ficou mais no fundo da panela e aquoso em cima...não sei se deveria ter esquentado e mexido mais, embora já estava quase grudando quando tiramos..ah, tive que substituir o kirsh por conhaque. Mesmo assim, o sabor ficou bom e usamos no espeto batatinhas cozidas e depois assada no forno com azeite e orégano !!! :)

anne

delicia

Diva

Tipo Assim, soh nome complicado, toligada q emmenthal e gruyère(copiei e colei) são queijos, mas não pode trocar por outro tipo e a dose de q msm??? como será que se fala kirsch???

Diva, boa tarde! Esses dois tipos de queijos são os mais apropriados para fazer o fondue, por conta do seu derretimento, proporcionando uma consistência melhor; hoje em dia existem misturas para fondue já prontas, comercializadas em grandes supermercados, que facilitam bastante na hora do preparo. O kirsch é uma bebida destilada alemã, feita a partir do suco fermentado de cerejas pretas. Abraços, Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

berenice vieira feijo

Com esse friusinho do sul cai bem!!!

Marco Antônio Pereira

Muito bommmm.. Adoro fondue.. vc tb pode colocar alguns cubinhos de goiabada na mesa, assim quem quiser pode experimentar um "Romeu e Julieta". Excelente receita.

Interessante essa dica da goiabada, ainda mais que sou mineira uai! Vou experimentar. Obrigada!

Silvia S. Novaes
em 28/08/2014
Angela Spadari

Esta receita é ótima, voce pode substituir o kirsch por marraschino (o preço é mais acessivel). Experimente acrescentar 1/2 xícara de creme de leite sem soro. Eu faço esta receita a mais de 10 anos e todos adoram.

Antonio Lino

KIRSCH é destilado de cereja, bebida muito apreciada e comum na Suiça , alemanha, Itália , Canadá e paises frios. Eventualmente encontrado em grandes de supermercados ou em lojas de importados. Em proporção menor o que poe substituir é um bom Cognac que é um destilado de uva. A propósito a receita é ótima!

Receitas de Fondue Aperitivos e antepastos Alho Amido de milho Emmenthal Entradas Kirsch Pao italiano Queijo Receitas salgadas Vinho Vinho branco Pimenta do reino Queijo gruyère Noz moscada Receitas de Inverno Fondue especial

Fondue de Queijo
https://cybercook.uol.com.br/receita-de-bolo-de-creme-de-leite-r-12-1599.html