O açúcar além das calorias

Publicada em: 24/05/2016 17:21

Ultimamente muito tem se falado sobre o açúcar, principalmente por ser considerado um “vilão da saúde”. Mas a verdade é que o açúcar, assim como qualquer outro alimento é prejudicial a saúde quando consumido de forma excessiva.

As funções do açúcar vão além de simplesmente adoçar uma preparação, o ingrediente desempenha outras funções na culinária, muitas vezes, tendo papel essencial na produção de determinados cardápios.Veja como o ingrediente pode contribuir com o cardápio:

Conservação:

O açúcar auxilia a impedir o desenvolvimento de microorganismos, já que imobiliza as moléculas da água que as bactérias, o fermento ou o bolor necessitam para crescer. Assim, o ingrediente ajuda na preservação de conservas e de bolos e atua como antioxidante. Por exemplo, polvilhar o bolo com açúcar o mantem fresco e saboroso por mais tempo.

Coloração:

Base do processo de caramelização, confere uma cor especifica nos bolos, bombons e outros pratos que passam por este preparo, como a cebola.

Pudim de leite condesado
Veja essa receita de pudim de leite. Receita aqui!

Textura:

Ao interagir com água, fermento ou farinha, o açúcar dá consistência, densidade, cor ou aparência à receita. Isto é, promove uma variedade de estruturas. O chocolate, por exemplo, só fica na textura que conhecemos, pois há uma mistura da manteiga de cacau com o açúcar.

Cupcake
Experimente esse cupcake formigueiro com brigadeiro. Receita aqui!

Modificação de sabores:

O ingrediente pode ser usado para atenuar ou intensificar o gosto dos alimentos. Por exemplo, os sabores salgados, amargos e ácidos podem ser reduzidos com algumas colheres de açúcar, como na tradicional receita japonesa sunomono, em que o açúcar serve para equilibrar os sabores.

Salada de pepino
Veja a receita de sunomono aqui!

Consistência:

Além de garantir textura aos alimentos, o componente é também responsável por dar corpo a certos preparos, como algumas bebidas, o sorvete e iogurtes.

Bolo de Sorvete
Esse bolo de sorvete é uma excelente opção para testar esse função. Receita aqui!

E ai, gostou das dicas? Compartilhe com as amigas e amigos!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: