Gastronomia do Sul do Brasil e Peru

Publicada em: 24/05/2016 15:58

A culinária brasileira é reflexo da nossa miscigenação, portanto é comum vermos receitas com influências africanas, indígenas e europeias.

Contudo, no sul do país acontece um intercâmbio diferente, na mistura da nossa cozinha com a gastronomia da américa latina, como a peruana e a uruguaia.

Por isso, vamos falar de alguns pratos muito consumidos no sul do Brasil que tem grande influência dos nossos vizinhos.

Boa leitura.

As coincidências da américa latina

Muitas vezes a gente vê pratos muito parecidos de um país para outro, apenas como nome diferente ou algum tempero a mais ou a menos, e por mais que pareça coincidência, na verdade é que esses pratos vem da mesma raiz, muito ligado aos nativos americanos que estavam no continente bem antes da chegada do europeu.

Confira os principais pratos da gastronomia do sul do Brasil e do Peru.

Ceviche

Ceviche

O ceviche é tão popular que invadiu não só a cozinha brasileira como a japonesa também, pois como é uma receita de peixe cru tem bastante sinergia com o sushi, por isso é comum vermos o prato como uma das entradas em um restaurante japonês.

O sabor mais característico vem do leite de tigre, um esse molho feito com a acidez do limão e alguns outros temperos que vem para saborizar essa mistura.

Um bom ceviche precisa ficar marinando para que o molho incorpore bem na carne do peixe.

Veja a receita completa aqui

Pimentão Recheado

Pimentão Recheado

Pimentão é um vegetal muito saboroso e muito presente na gastronomia latina. O México, por exemplo, é um grande expoente da aplicação desse ingrediente em vários pratos icônicos, porém em vários outros países ele é muito apreciado.

Uma das formas mais saborosas é o pimentão recheado com patinho moído e bastante tempero.

A dica é retirar todas as sementes pois elas dão o amargor do prato e de preferência optar por pimentão vermelho ou amarelo, pois o sabor é mais adocicado e harmoniza super bem.

Veja a receita completa aqui

Pisco Sour

Pisco Sour

O pisco é um destilado feito a partir da uva, muito consumido no Peru e Chile, tanto que os países disputam a autoria dessa bebida.

Os peruanos têm a liderança, pois como o Chile é mais conhecido pelos vinhos, sobra ao Peru a fama pelos drinks com a bebida, como o pisco sour que é delicioso.

A refrescância do limão com sabor do pisco, uma pitada de açúcar e uma inusitada clara de ovo que deixa a textura da bebida ainda mais incrível.

Veja a receita completa aqui

Entrevero de Pinhão

Entrevero de Pinhão

O pinhão é um dos símbolos da culinária sulista, e o entrevero é um dos pratos que melhor se aproveita dessa oleaginosa tão nossa.

Carnes, bacon, temperos variados e claro, o pinhão, tudo isso forma um dos caldos mais saborosos e encorpados que você vai saborear.

Veja a receita completa aqui

Barreado de Morretes

Barreado de Morretes

Na mesma linha do entrevero temos o barreado de Morretes que é um preparo muito rico em sabor e que, além do caldo, tem uma massa de farinha de mandioca que deixa essa receita espetacular.

Veja a receita completa aqui

Mais sabores e temperos

A grande sacada dessa nossa lista é ampliar o seu leque de sabores e de temperos, com pratos e técnicas muito utilizadas na américa latina que por vezes não chegam ao nosso conhecimento.

Por isso, aproveite essa lista para conhecer esses novos sabores e coloque esse sabor latino nas suas refeições.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: