1
logomarca cybercook

Joelho de Porco à moda do Adelson

0
Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

  1. Mesmo com a sustança deste prato, não reconheço no mesmo caracteres que o qualifiquem como tipicamente nordestino. Este modo de prepará-lo, o criei mariscando por veredas urbanas, o que leva este apreparo mais para Malagueta, Perus e Bacanaço, do João Antônio, do que para o universo roseano, que tanto amamos. Deve ser cultuado sempre em boa companhia, para que possamos fatiá-lo com vagar, bebericando a pinga com limão e golando a cerveja.

    Assim é este prato, que, preparado e climatizado como o faço, nos fará sentir a sensualidade, vibrações e prazeres sempre buscados.

    2. Tempo de preparo: 3 horas e o tempo necessário para algumas cervejas

    3. Rendimento: Suficiente para uma ou duas pessoas, porém, como em culinária, nada excita mais que uma companhia que come bem e apreceia os nossos apreparos, é mais seguro fazer dois ou mais joelhos.

    4. Como servir: Farofa ou arroz de carreteiro ou feijão tropeiro ou mandioca frita ou uma simples salada verde, sempre com boa pinga com limão espremido, em homenagem à sua companhia, com cerveja e molho de pimenta verde ralada, que aprendi com o Jorge, na Bahia, amassada na cuia de barro, com uma pitada de sal, cebola em rodelas bem finas, coentro picado e suco de meio limão.

    5. Ingredientes


    Um joelho de porco, fresco, inteiro (não deixe o açougueiro parti-lo ao meio) - Sal a gosto - Um tablete de caldo de galinha - Uma folha de louro - Meia xícara de chá de suco de laranja - Meia xícara de café de azeite - Tempero baiano a gosto - Uma colher de chá de orégano - Uma colher de chá de alecrim - uma colher de chá de ervas finas - Água o suficiente para cobrir o joelho em uma panela.

    6. Preparo

    Coloque o joelho em uma panela com a água cobrindo-o, o que dá cerca de dois litros de água. Ponha o sal a gosto, a folha de louro e o tablete de caldo de galinha, cozinhando-o por cerca de uma hora e meia, ou até a água se evaporar até mais da metade da panela. Retire o joelho da panela e ponha-o em uma assadeira, com um pouco da água do cozimento.

    Misture os demais ingredientes e regue o joelho.

    Aqueça o forno em grau médio, e asse o joelho por cerca de uma hora e meia (tempo para mais algumas cervejas), virando-o e regando-o constantemente para a carne ficar macia.

    Quando o couro ficar bem corado, crocante, quase pururuca, está pronto..
Já Fiz

Vídeo recomendado

Coxinha de Frango com biscoito Triunfo Cracker

Você pode gostar...

Bolo de Chocolate Simples

Bolo de Chocolate Simples

Por Cristina Souza

Bolo de Fubá

Bolo de Fubá

Por Minas Kuyumjian

Bolo de Cenoura

Bolo de Cenoura

Por Janaine Pina

Pão Caseiro

Pão Caseiro

Por Maria Cristina

Comentários (0)

Joelho de Porco à moda do Adelson