Latte art: arte em fazer cafés

Publicada em: 24/05/2016 14:15

No mundo dos cafés existem dois tipos de baristas: aqueles que fazem cafés e aqueles que criam cafés. A técnica do latte art é uma tendência que cresce a cada dia tornando o tradicional cafezinho com leite no protagonista da vez. O assunto é tão sério que existe até um campeonato mundial onde os baristas são avaliados em alguns critérios como performance, consistência e criatividade.

Essa tendência teve inicio entre os anos 80 e 90 nos Estados Unidos e desde então vem se difundindo ao redor do mundo. A técnica consiste basicamente em criar desenhos na superfície da bebida, misturando o café espresso e leite (crema do leite). O fator crucial para fazer esses desenhos precisos é a espuma criada ao esquentar o leite até pouco antes da fervura, e o leite deve ter uma textura cremosa e aveludada.


A técnica exige muita precisão e treino dos baristas!

A partir deste conceito, outra técnica foi desenvolvida para a criação de imagens, chamada de sketching ou grafismo. Essa técnica oferece mais possibilidades não criação dos desenhos, com a ajuda de caldas, chocolate, canela em pó e palitos, que funcionam como uma espécie de caneta, é possível soltar a criatividade desenhando sobre o leite vaporizado.


É possivel até criar desenhos em alto relevo!

No Brasil o Latte Art já é bastante difundido principalmente nas grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba e existe uma competição nacional, organizada pela ACCB(Associação Brasileira de Café e Barista).

Adoramos essa idéia de arte e gastronomia, e esperamos que essa moda fique para valer! E você o que achou?

 

Fotos: Reprodução - Pinterest

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: