1
logomarca cybercook

Leitão à Pururuca

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (15)



Como Fazer

  1. 1.
    Preparo do tempero
  2. 2.
    Numa tigela misture sal, alho amassado, orégano desidratado, pimenta calabresa, pimenta malagueta curtida na cachaça, pimenta síria, pimenta-do-reino moída, açafrão, louro, cominho em pó, hortelã seca e noz-moscada moída. Reserve.
  3. 3.
    Preparo do leitão
  4. 4.
    Com o auxílio de uma faca afiada, fure a carne de 1 leitão limpo (com +/- 12 kg) dividido em 2 bandas. OBS: Não fure a pele do leitão, somente fure a carne. Reserve.
  5. 5.
    Num saco de plástico grande (ou recipiente grande) coloque o leitão e tempere com 12 colheres (sopa) de tempero pronto (OBS: para cada kg de leitão coloque 1 colher de sopa), 1 copo (tipo americano) de suco de limão, 1 copo (tipo americano) de cachaça com manjericão (batida no liquidificador), 1 copo (tipo americano) de vinho branco seco (de boa qualidade), 2 colheres (sopa) de ervas de provance (ou ervas picadas de sua preferência) e 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo. Misture tudo muito bem e guarde na geladeira por 7 dias.
  6. 6.
    Retire o leitão da geladeira e despreze a marinada. Lave o leitão para retirar o excesso dos temperos. Coloque o leitão com a parte da costela virada direto na grelha da churrasqueira (com abafador) ou em forno a gás (sobre uma grelha dentro de uma assadeira) e asse a 150º C por 6 a 7 horas. OBS: Não coloque o leitão direto na assadeira, pois a pele queima.
  7. 7.
    Depois de assado, pururuque o leitão que pode ser feito de 3 maneiras:
  8. 8.
    1 - Jogar óleo ou azeite fervente (+/-220ºC) sobre a pele do leitão (ainda quente) depois de bem assado.
  9. 9.
    2 - Outra maneira é assar o leitão na brasa sobre uma grelha, em fogo lento e depois de pronto e ainda quente tostar o couro bem próximo das brasas, com cuidado para não queimar.
  10. 10.
    3 - Depois de assado e ainda quente utilizar um "pururucador" e pururuca o couro do leitão.
  11. 11.
    OBS: "Pururucador": queimador de infravermelho a gás, que imita o calor de um braseiro com alta temperatura (800ºC). Foi inventado pelo Dr. Luiz Ney em 2001. (R$ 220,00 reais)
Já Fiz

Vídeo recomendado

Medalhão de Filé Mignon com Molho "Poivre Vert"

Você pode gostar...

Torta 4 queijos

Torta 4 queijos

Por Clarice '''

Feijoada

Feijoada

Por Luiz Lapetina

Carne de Panela

Carne de Panela

Por Cybercook

Sarapatel

Sarapatel

Por Abençoada Jesus

Strogonoff

Strogonoff

Por Debora Vieira

Comentários (0)

Churrasco Lanches Alho Cominho

Leitão à Pururuca