Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Lombo Delicioso do Roque

sem lactose·sem glúten·

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Lombo delicioso do roque, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Lombo delicioso do roque que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Preparo

0h0

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

Arroz Carreteiro Gaúcho

Arroz Carreteiro Gaúcho

wagner antunes calza

Molho Madeira

Molho Madeira

Cecília Valério Rocha

Bife de Fígado Acebolado

Bife de Fígado Acebolado

Itaci da Cunha Caldeira

  1. O Lombo de porco, é um prato maravilhoso, mas encolhe cerca de 50%. Portanto, se for o único prato principal, calcule cerca de 250 g de lombo fresco por pessoa.
    Se você comprou o lombo congelado, deixe no tempero, por 24 horas , mais 24 horas, depois de descongelado sempre na geladeira . Se for lombo fresco ou resfriado, deixe no tempero 24 horas, na geladeira.

    - 1 lombo
    - 6 dentes de alho picados
    - 1 maço de cheiro verde picado
    - 6 folhas de louro
    - 1 xícara de café de bacon bem picado.
    - 2 pimentas dedo de moça, sem sementes e picadas (opcional)
    - Vinho seco, branco ou tinto (cerca de 2 litros ou 3 garrafas)
    - Sal e pimenta do reino a gosto

    Misture os temperos picados, formando uma pasta. Faça diversos furos, em cruz, com uma pequena faca de cozinha. Alargue os furos com o dedo, ou com o cabo de uma colher de pau. Introduza a pasta de temperos nesses furos e calque bem. Continue a fazer furos, até acabar a pasta de temperos. Faça a marinada com o vinho, o sal e a pimenta do reino.
    Coloque o lombo em uma vasilha de plástico, louça ou aço inox, e coloque a marinada até 2/3 da altura do lombo e leve à geladeira por 24 horas, regando o lombo com a marinada, umas três ou quatro vezes.
    Não use vasilha de alumínio, ou de metal (só aço inox), para marinar.
    Transfira o lombo para uma assadeira, que pode ser de alumínio. Coloque a marinada. Se necessário, complete o vinho, para que cerca de 2/3 do lombo fique imerso no tempero. Forre o fundo da assadeira, com papel de alumínio, para o assado não grudar.
    O tempo médio, é calculado, 1/2 hora, mais 1 hora por quilo. Esse tempo é muito variável, conforme o forno.
    O ideal, é usar um termômetro para assados, semelhante ao do peru e da ave fiesta, para calcular o tempo A temperatura para carne de porco é 90°C. Quando atingir essa temperatura, deixe no forno, mais 1/2 hora e depois descubra o assado, para dourar.
    Mas se você não dispuser de um termômetro, quando der o tempo, fure o lombo com um garfo de assados. Se sair líquido, deixe no forno mais 1/2 hora.
    Quando o lombo estiver assado, pincele com água açucarada, molho inglês ou molho de soja, e volte ao forno, sem o papel alumínio, para dourar.
    Retire o lombo da assadeira, e aproveite o molho. Se estiver ressecado, adicione mais um pouco de vinho, e volte ao forno, até derreterem os resíduos. Se estiver bem líquido, não precisa voltar ao forno.
    Se formou pouco molho adicione mais vinho. Separe em duas metades, para preparar a farofa e o molho.

    PREPARO DO MOLHO
    Acrescente à metade do molho, azeitonas em rodelas, cheiro verde bem picado e suco de dois limões. Afervente e sirva quente em uma molheira.

    PREPARO DA FAROFA.

    - 1/2 kg de farinha de milho
    - 1 pacote de couve picada
    - 4 dentes de alho
    - 1 cebola
    - 1 xícara de chá de bacon em cubinhos
    - Cheiro verde, bem picado.
    - Óleo, para refogar.

    Molho, o que baste para umedecer a farinha de milho. Só use o molho necessário. Se faltar, acrescente água ou vinho. Se sobrar, misture ao molho, que vai ser servido na molheira.
    Em 1/2 kg de farinha de milho, acrescente a metade do molho, aos poucos, até ficar ligeiramente úmida.
    Em separado, frite pedacinhos de bacon, em óleo, acrescente cebola e alho, bem picados. Quando a cebola e o alho ficarem transparentes, acrescente couve picada bem fino(couve mineira) e refogue rapidamente. Acrescente a farinha de milho umedecida e refogue ligeiramente. Acrescente cheiro verde bem picado e retire do fogo. Não é necessário acrescentar sal, pois o molho e o bacon já são salgados.

    MONTAGEM DO PRATO
    Forre uma travessa com folhas de alface. Coloque o lombo no centro da travessa. Coloque a farofa em volta do lombo, Decore com cerejas e azeitonas verdes e pretas espetadas em palitos.
    Opcional, coloque fios de ovos em volta do lombo e sirva a farofa em uma travessa separada.

    O cardápio, simples, para estes tempos bicudos, seria o seguinte.
    Entrada: Maionese de Legumes
    Prato principal: Lombo assado.
    Guarnição: Arroz de festa ( Com passas, ameixas picadas, ervilha e milho).
Antonio Roque Pricoli Bueno
por   Antonio Roque Pricoli Bueno
Prato para refeições

Gostou dessa receita?

Receba gratuitamente receitas como essa no seu e-mail e aproveite nossas dicas com o melhor do Cybercook.

Nome

O nome completo é utilizado para validação do cadastro em nossa plataforma, bem como para que possamos prestar nossos serviços e cumprir com as obrigações assumidas. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

E-mail

O preenchimento de e-mail é necessário para confirmação de cadastrado, bem como para envio de comunicações relativas aos produtos e serviços disponibilizados em nossa plataforma. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

Icone envelope de e-mail

Falta pouco!

Dentro de instantes enviaremos um e-mail solicitando a confirmação do seu interesse em nosso conteúdo. Por favor, verifique o seu e-mail.

Categorias:

Lombo Delicioso do Roque