1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Mandacaru

Já Fiz

Ingredientes (8)

Como Fazer

  1. 1.
    Junte a manteiga de garrafa com o dendê e frite por alguns minutos a cebola.
  2. 2.
    Acrescente o alho e deixe transparente.
  3. 3.
    Coloque a carne seca picada e mexa e remexa muito bem.
  4. 4.
    Agregue o feijão cozido sem o caldo e em seguida o coentro.
  5. 5.
    Acerte o sal e sirva a seguir.

Mandacaru é o nome de uma planta nordestina que o gado come em época de seca.O nome foi dado por um Pernambucano para esta iguaria sem relação nenhuma com a planta que o gado come mas com intenção de colocar um nome exótico. Este prato é bem saboroso para quem aprecia as comidas do nordeste. Sirva com ou sem arroz e uma bela salada. O dendê e a manteiga pode ser substituidos por banha de porco e o coentro por salsinha mas vai descaracterizar o prato.

Por: Maria de Lourdes Sabioni
Rendimento: 6 porções

Você pode gostar...

Vatapá

Por Polly Brunn

Aji de Galinha

Por Delmina Cunha

Moqueca Baiana

Por Ronaldo Oliveira

Carurú da Bahia

Por Abençoada Jesus

Peixe à Baiana

Por Cybercook

Comentários (2)

Ruan

Tem algum segredo para cozinhar o feijão de corda, ou eu posso cozinhar como se fosse feijão comum ? Qual é o tempo mais ou menos para cozinhar ?

Pode deixar de molho e cozinhar como feijão comum. Só não deixe ficar muito mole ou pastoso...

Maria de Lourdes Sabioni
em 21/02/2014
Aldenôra Finizola de Oliveira

Amiga sou nordestina, potiguar de nascimento. Não entendi a associação que fizeste com o mandacaru, palma que damos ao gado na cerca. Sei que cada terra tem seu uso e cada roda o seu fuso mas sua receita parece-me um tipo de "arrumadinho" que tb usamos poraqui. Nada de crítica na mha afirmação, apenas fiquei curiosa qdo vi a receita, por sinal deliciosa. Não misturaria o dendê com a manteiga de garrafa, teria medo do resultafo final, sabes a que estou me referindo O bom desse site é que aprendemos todo dia a culinária das diversas regiões. Seja bemvinda, e mais sendo uma blogueira e do meu ramo de atividades educacionais. É o que precisamos para nosso site, pessoas de culturas que noa alegra a alma eo corpo. bjos da Nena

Carne Azeite Alho Carne seca Coentro Manteiga de garrafa Azeite de dendê Feijão de corda Comida baiana

Mandacaru