logomarca cybercook

Minha Moqueca de Camarão

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

  1. - 1,5 kg de camarões grandes ou médios
    - 1/2 xícara de óleo ou azeite
    - 1 pimentão verde
    - 1 pimentão vermelho
    - 1 cebola grande, em rodelas
    - 3 dentes de alho picados
    - 6 tomates maduros, sem pele,picados
    - 1 vidro de leite de coco
    - 2 tabletes de caldo de camarão ou caldo das cascas de camarão, bem concentrado
    - 3 colheres de sopa de azeite de dendê ou a gosto
    - sal e pimenta a gosto
    - coentro

    Tempere os camarões com sal, suco de 1/2 limão, coentro e o leite de coco, deixando por meia hora, de molho.
    Numa panela, refogue os pimentões em rodelas. Quando estiverem já meio murchos, junte a cebola e o alho e refogue mais até que estes estejam no ponto (a cebola transparente e o alho começando a dourar). Acrescente os tomates e refogue, pingando água (se for usa o caldo de casca de camarão, vá usando-o). Se for usar o tablete de caldo de camarão, acrescente-os. Refogue até que obtenha um molho grosso, ainda meio pedaçudo, provavelmente, não vá utilizar todo o caldo de camarões. Junte o camarão com seus temperos, o azeite dendê e tempere com sal e pimenta, depois de provar. Deixe cozinhar por exatos 9 minutos, contando da hora em que abriu fervura. Acrescente o coentro picado e desligue o fogo. Abafe com a tampa e deixe mais uns 5 minutos. Sirva com arroz branco.

    Caldo de camarão:
    Limpe os camarões, reservando-lhes as cascas e cabeças ( se o peixeiro for limpá-los, peça-lhe as mesmas). Coloque numa panela, com meio litro de água e todos os temperos (sal, alho cebola, coentro) e deixe cozinhar, até que a água se reduza a 1/3 da inicial.

    Obs. Este não é o modo tradicional baiano, mas fica melhor que o próprio, pois o tempo necessário para o cozimento dos camarões é menor que o necessário para o cozimento dos temperos e, na Bahia, raras são as boas moquecas de camarão, geralmente, ou o camarão está cozido demais ou os temperos ficam meio crus... No Sul, sem panela de barro, fica mais difícil, ainda....

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Receita de Bolo de chocolate
Bolo de Chocolate Simples
Bolo de Fubá
Como Fazer Bolo de Cenoura
Bolo de Cenoura
Pão Caseiro
⁠⁠⁠⁠

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: