7 mitos sobre o chocolate

Publicada em: 24/05/2016 17:01

Existem muitos mitos sobre o chocolate. Sempre fomos ensinados que de o chocolate é um grande vilão contra a perda de peso, ou responsável por causar acne, dor de dente, dores de cabeça e até insônia!

É hora de desmascarar alguns desses mitos, e encarar os fatos reais. Você vai se surpreender!

1.Chocolate da insônia

Esse mito é muitas vezes reforçado pelo fato de que chocolate contém cafeina, e se for consumido de noite, irá acabar com sua noite de sono. Porém isso é mentira, a semente de cacau contém apenas 0,2% de cafeina enquanto grãos de café torrado contém 1,2% de cafeína.




A quantidade de cafeína em uma barra de chocolate é quase a mesma de uma xícara de café descafeinado. Foto: Reprodução - Pinterest

2. Chocolate deixas as crianças hiperativas

Este é um mito interessante, pois a grande maioria dos pais relacionam o alto consumo de chocolate ou açúcar com o aumento de excitação e euforia de seus filhos, principalmente em festas infantis. Segundo uma pesquisa da BBC, a realidade é bem diferente.




Não há nenhuma evidência cientifica que comprove que o consumo de açúcar afeta o comportamento e ou desempenho cognitivo. Foto: Reprodução - Pinterest

3. Chocolate pode causar AVC

Estudos recentes comprovaram o contrário a esse mito. Desde que você consuma quantidades moderadas de chocolate escuro (74% de sólidos de cacau), você pode reduzir o risco de AVC em 22%. Pessoas que tiveram AVC (não por causa de chocolate), poderiam ter diminuído o risco de morrer em 45%, caso consumissem quantidades moderadas de chocolate.

4. Chocolate aumenta acne

Adolescentes geralmente são aconselhados a não consumirem muito chocolate pois aumenta a acne. Há talvez uma relação no consumo de produtos lácteos e o aumentos da oleosidade da pele. Mas a maioria dos estudos feitos, relacionando o consumo de chocolate e o aumento de acne, até agora não não comprovaram essa teoria.




Basta ter trocar o chocolate ao leite pelo chocolate escuro! Foto: Reprodução - Pinterest

5. Chocolate vai te dar caries

Esse fato pode ser relacionado ao alto teor de açúcar nos chocolates branco e ao leite, por isso opte sempre pelo chocolate escuro, com menos açúcar e maior teor de cacau. Na verdade, a manteiga de cacau age como uma espécie de barreira protetora que também impede que as bactérias se formem.




Muitos não sabem mas chocolate contém uma pequena quantidade de flúor e pode auxiliar na proteção dos dentes. Foto: Reprodução - Pinterest

6. Chocolate é afrodisíaco

Existem muitas histórias sobre o poder do chocolate como um estimulante sexual, mas não há nenhuma evidência científica para comprovar isso. Casanova era um grande fã de chocolate, mas estudos não têm mostrado que o chocolate pode afetar seu libido ou capacidade sexual.

7. Chocolate não afeta seu humor

Seu bom humor depende de uma substância chamada serotonina, que funciona como um neuro-transmissor, ajudando a impulsionar o seu humor e evitar mudanças repentinas de temperamento. Isso pode ser um problema para as mulheres na menopausa. Porém, o chocolate pode ajudar nesse quesito.




Ele contém uma substância chamada triptofano, que pode estimular a produção de serotonina e consequentemente melhorar seu humor. Foto: Reprodução - Huffington Post

Gostou dessas dicas? Compartilhe com as amigas e amigos :)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: