logomarca cybercook

Molho bourguignonne

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (16)



Preparo

  1. 1.
    Leve ao fogo uma panela com 3 colheres (sopa) de azeite de oliva e o toucinho, até dourar. Acrescente a cebola, a cenoura e o alho e refogue por 4 minutos, ou até a cebola ficar transparente. Misture a carne e refogue até dourar. Junte a cebolinha verde, o louro, o tomilho, a pimenta em grãos, o cravo, o vinho e o sal. Assim que ferver, reduza o fogo e deixe cozinhar por 1 hora. Retire do fogo e passe a mistura por uma peneira, apertando bem para tirar todo o líquido. Reserve. Coloque em outra panela 2 colheres (sopa) de azeite de oliva e o cogumelo. Tampe a panela, reduza o fogo e cozinhe até o cogumelo ficar macio. Retire do fogo e reserve. Em outra panela, aqueça o azeite de oliva restante, polvilhe a farinha de trigo e doure-a, sem parar de mexer. Adicione, aos poucos e sem parar de mexer, o molho coado e cozinhe, sem parar de mexer, até começar a engrossar. Junte o cogumelo, a pimenta-do-reino e acerte o sal. Cozinhe por mais 2 minutos e retire do fogo. Sirva com carne ou fondue de carne.
  2. 2.
    Dica para esta receita
  3. 3.
    Típica da Borgonha, esta receita tem como característica o cozimento lento. Se preferir, sirva com os cubos de carne do próprio molho.

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Molhos Azeite Alho Azeite de oliva Louro Tomilho Toucinho Vinho tinto seco Cravo da índia Acém Músculo Cebolinha