1
logomarca cybercook

Moqueca do Rei

0
Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

  1. É imprescindível que este prato seja cozido exclusivamente em recipiente apropriado, caso contrário, não será a do título. Deve ser cozida na moquequeira de barro, própria para este prato, com tampa também de barro, e suporte metálico para ser levado à mesa. Retirada do fogo e posta na mesa, a moqueca continuará fervendo pelo menos por mais três ou quatro minutos. Você a encontrará para compra, em casas especializadas ou nordestinas. Existe em vários tamanhos, para 2, 3, 4 ou mais pessoas, e pequenas, para o pirão. Vale a pena procurar!

    Para 4 pessoas:
    - 4 postas de badejo
    - pescadas cambucú ou namorado (deve ser exclusivamente peixe nobre) cortadas com aproximadamente, três centímetros de espessura. (mais ou menos 250gr), dependen-do do tamanho do peixe. Se for tamanho médio, aumentar o número de postas.
    - 12 camarões grandes, sem as cabeças, descascados e limpos
    - A cabeça e a cauda do peixe, para o pirão.
    - 8 tomates médios, maduros, mas firmes, sem pele, mas com as sementes, cortados em 4.
    - 6 cebolas grandes, cortadas em quatro e desfolhadas.
    - 1 maço de coentro
    - ½ xícara de azeite de oliva
    - Sal
    - Limão
    - 2 colheres de chá de Colorau

    MOQUECA
    Limpe e tempere o peixe com o suco de 1 xícara de café de limão, uma colher rasa de so-bremesa de sal, e deixe neste tempero por no mínimo ½ hora, virando as postas por 3 ou quatro vezes.
    Tempere os camarões com sal e pouco limão.
    Separe as folhinhas de coentro dos talos, deixando apenas 2 ou 3 talos com as folhas, para decorar.
    Inicie a operação colocando o óleo na moquequeira. Coloque uma camada com metade dos tomates. Outra camada com metade da cebola desfolhada, espalhe então 1/3 do coentro sobre as cebolas. Repita estas três operações com o resto dos tomates e cebolas, e mais 1/3 do coentro, e espalhe uma das colheres do colorau. Disponha por cima, as quatro postas do peixe, separadamente. (Nunca uma sobre a outra!). Espalhe por cima, a outra colher de colo-rau e o restante do coentro.
    Tampe, e leve ao fogo forte. Depois que ferver, e após aprox. 15 a 20 minutos, verifique se o peixe já está cozido, espetando um palito na posta. Nesta altura o caldo formado pelo líquido das cebolas e tomates deverá estar quase cobrindo as postas. Prove o corrija, se necessário, sal do caldo. Se o peixe estiver cozido, coloque os camarões, enfiando-os entre as postas de peixe, os três talos de coentro por cima e deixe cozinhar por mais apenas 3 a 4 minutos, ca-so contrário o camarão ficará duro.

    PIRÃO
    Cozinhe a cabeça e a cauda do peixe em água com sal e os temperos a gosto, tal como; pi-menta, coentro em folha ou pó, aginomoto e etc., até que a carne solte dos ossos. Tire todos ossos com os dedos, tomando cuidado para que nada de osso fique. No liquidificador, bata o caldo e a carne que ficou, por alguns segundos, e retorne ao fogo, colocando a farinha de mandioca crua aos poucos, mexendo sempre para não encaroçar, para cozinhar o pirão. De-pendendo do gosto, varie a quantidade de água para obter um pirão, mais, ou menos espes-so.
    Sirva a moqueca e o pirão em suas próprias moquequeiras, à mesa, sobre os seus suportes metálicos. Sirva em pratos fundos, garfo, faca e colher, pois o caldo da moqueca é divino. Pode acompanhar arroz branco..
Já Fiz

Vídeo recomendado

Estrogonofe de Camarão de Microondas

Você pode gostar...

Bolo de Chocolate Simples

Bolo de Chocolate Simples

Por Cristina Souza

Bolo de Fubá

Bolo de Fubá

Por Minas Kuyumjian

Bolo de Cenoura

Bolo de Cenoura

Por Janaine Pina

Pão Caseiro

Pão Caseiro

Por Maria Cristina

Comentários (0)

Moqueca do Rei