Os vários tipos de sushi

Publicada em: 15/04/2016 15:48

A gastronomia japonesa é apreciada por toda parte. No Brasil, é possível encontrar diversos estabelecimentos que servem as iguarias do Japão com os tradicionais pratos e guloseimas do país nipônico. Também, não épara menos, o o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de nikkeis (descendentes de japoneses).

Aproveite a culinária japonesa

De pratos quentes a iguarias frescas, a culinária japonesa se baseia em peixes e frutos do mar na maioria de seus pratos, sendo o mais conhecido o sushi - aquele bolinho de arroz envolto de algas com recheado com peixe cru. Mas existem muitos tipos de sushi alguns conhecidos no Brasil outros não. Conheça os principais tipos:

Nigiri-zushi

Nigiri-zushi

Bolinho de arroz coberto com peixe ou frutos do mar, alguns tipos como o de kani e polvo podem vir com uma fita de alga nori para segurar a cobertura.

Temaki

temaki

O temaki, sushi em forma de cone, seu nome quer dizer sushi enrolado à mão.

Consulte a receita

Hossomaki

Hossomaki

Sushi fino enrolado com alga por fora, o tekkamaki (atum) e o kappamaki (pepino) são da família dos hossomakis. Pode conter pedaços de peixe cru no centro do sushi.

Consulte a receita

Futomaki

Futomaki

Sushi grosso enrolado com alga. Existe um recheio tradicional com vegetais e omelete que não leva peixe cru e por isso não estraga facilmente. No Japão as pessoas levam para pic-nics ou para o trabalho.

Chumaki

Chumaki

Sushi médio enrolado com alga, pouco popular por aqui.

Uramaki

Uramaki

O uramakié o sushi enrolado com arroz por fora, seu nome quer dizer enrolado ao contrário. O mais conhecido é o california roll, que é feito com manga ou abacate, kani e pepino.

Consulte a receita

Gunkanmaki

Gunkanmaki

É um bolinho de arroz enrolado com alga por fora formando um copinho onde o arroz é a base, geralmente coberto com ovas. Seu nome quer dizer barco de guerra, pois seu formato lembra uma antiga embarcação de batalha.

Oshi-zushi

Oshi-zushi

Esse sushi é prensado em uma forma de madeira chamada batera colocando-se o recheio em baixo e o arroz por cima pressionando com uma placa de madeira. Depois vira-se o sushi ao contrário para o peixe ficar por cima e corta-se em pedaços.

Chirashi-zushi

Chirashi-zushi

Quer dizer sushi espalhado. É feito em uma tigela, colocando o arroz por baixo e cobrindo com peixes e frutos do mar de forma decorativa.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: