1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Ovo Frito

Já Fiz

Ingredientes (4)

Como Fazer

  1. 1.
    1. Verifique se a sua cozinha está equipada com todos os utensílios que irá utilizar; neste caso: uma frigideira pequena, de preferência antiaderente, uma tampa de panela, um moedor de pimenta, uma colher de sopa, uma tigelinha, um prato, talheres para comer o ovo frito.
  2. 2.
    2. Agora, sim, se escolher usar manteiga, derreta-a em fogo baixo na frigideira. Ou seja, ligue o fogão, vire o botão de um lado para o outro, descubra onde a chama fica mais baixa e não mexa mais. Pegue a frigideira pelo cabo, leve-a ao fogo e coloque a manteiga dentro. Ela deve derreter sem que você tenha que fazer nada. Não deixe a manteiga queimar, ou seja, ficar marrom. Mas, se isso acontecer, comece tudo de novo. Se for usar azeite ou óleo, o procedimento é o mesmo. Com o bônus que dificilmente você vai consegui deixar que eles queimem.
  3. 3.
    3. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Tempera-se a manteiga, não o ovo, para que a clara fique livre dos pontinhos pretos da pimenta.
  4. 4.
    4. Para quebrar o ovo, bata a casca contra a borda de uma tigela, pressione o dedão contra a parte que rachou e, com a outra mão, abra o ovo lentamente, bem no centro da frigideira. Se bater uma insegurança, em vez de quebrar o ovo diretamente na frigideira, quebre-o na tigelinha e depois transfira para a frigideira, delicadamente, para a gema não quebrar.
  5. 5.
    5. Quando a clara ficar opaca, regue a volta com leite ou água, para evitar que queime a beiradinha. Retire a frigideira do fogo e tampe. Desligue o fogo. (Esta é uma parte muito importante, de verdade! Conhecemos muita gente que se esqueceu de desligar o fogo.)
  6. 6.
    6. Deixe o ovo na frigideira por mais 1 ou 2 minutos para terminar de cozinhar no próprio calor. Dê uma sacudida de leve na frigideira antes de escorregar o ovo para um prato.
  7. 7.
    7. Agora, sim. O ovo está dignamente frito e pronto para ser devorado com um pedaço de pão e o auxílio de uma colher.
  8. 8.
    Em tempo: se você gosta da gema quase crua, separe a clara, frite-a primeiro e, quando estiver quase pronta, coloque a gema crua por cima.
RENDIMENTO: 1 porção.

Comentários (0)

Lanches Ovos

Ovo Frito