Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Peixe Defumado

sem lactose·sem glúten·

Seja para aprender algo novo ou para ajeitar aquele tempero que sempre acaba ficando mais forte, as receitas do CyberCook, como esta receita de Peixe defumado, são testadas e aprovadas por todos que tiveram o mesmo interesse que você: a cozinha do dia-a-dia! Confira todas as dicas e detalhes dessa receita de Peixe defumado que é uma delícia e simples de ser feita! Divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!

Preparo

0h0

Quer preço e análise nutricional nessa receita?

Receitas com informação nutricional e preço

  1. Há tres gerações fazemos peixes defumados, o que não significa que fica bom, porém o pessoal gosta muito. Espero que voce tenha paciência para ler tudo o que escrevi.
    Costumo utilizar peixes de curso, anchovas, robalos ou peixes de couro, como cavalas, cações.
    Prefiro sempre os peixes pequenos, até 0,5 kg.
    Tiro toda a escama, guelras e barrigadas, deixando bem limpos, e faço corte transversais nos peixes, de modo a poder temperá-los bem, este tempero é bem simples e fácil, somente limão,sal e folhas de manjericão (...ou louro ou coentro, de acordo com o gosto do visitante, ou diversos. Após temperá-los, deixo-os pendurados (mais de 04 horas), para que escorra o máximo de água dos peixes.
    Utilizando fios de seda (ou arames) penduro os peixes pelo rabo e coloco-os dentro do tambor e cubro com uma tampa. Eu uso espetos para facilitar pendurá-los. Dentro de uma tambor cabem mais ou menos 25 peixes. Este tambor não tem tampa nem fundo
    É importante que os peixes não recebam as labaredas do fogo diretamente, eles devem receber somente a fumaça produzida e que merecem sua especial atenção.
    Eu tenho por hábito colocar sempre serragem no fogo, de modo a criar muita fumaça constantemente. Faça uma água perfumada (água mais temperos, uso o mixer) use esta água para molhar a serragem, o perfume dos temperos sobe junto com a fumaça e o gosto fica mais apurado.
    O tempo para se fazer este preparo é muito grande, quase uma costela, mais ou menos 4 horas. Leve uns bons amigos para participar. Voce deve estar se perguntando com fará para evitar o fogo direto nos peixes, imagine um fogão à lenha, o peixe fica somente onde está o cano da fumaça e o fogo no forno. Faça um simples com tijolos.Não é muito difícil. O peixe ficará bom quando estiver firme e com uma cor característica. Uma dica, é normal os peixes caírem durante a defumação, para não perder os peixes eu coloco uma grelha em baixo do tambor, note que eles caem quando tem fogo forte ou labaredas.
    Existe outra forma, mais simples, é comprando um defumador feito em aço inox, parece uma caixa pequena com uma grelha dentro onde se coloca o peixe, e um pouco de serragem embaixo do peixe (dentro da caixa) coloca-se fogo embaixo da caixa e em pouco tempo (mia ou menos 30 minutos) você tem o seu peixe defumado, a maneira de se preparar o peixe é a mesma do defumador comum. Mas não é tão divertido.

    Florianópolis SC.
Luiz Fernando Rocha Araujo
por   Luiz Fernando Rocha Araujo
Prato para refeições

Gostou dessa receita?

Receba gratuitamente receitas como essa no seu e-mail e aproveite nossas dicas com o melhor do Cybercook.

Nome

O nome completo é utilizado para validação do cadastro em nossa plataforma, bem como para que possamos prestar nossos serviços e cumprir com as obrigações assumidas. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

E-mail

O preenchimento de e-mail é necessário para confirmação de cadastrado, bem como para envio de comunicações relativas aos produtos e serviços disponibilizados em nossa plataforma. Para saber mais veja nossa Política de privacidade

Icone envelope de e-mail

Falta pouco!

Dentro de instantes enviaremos um e-mail solicitando a confirmação do seu interesse em nosso conteúdo. Por favor, verifique o seu e-mail.

Categorias:

Peixe Defumado