1
logomarca cybercook

Picanha do Avesso

0
Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

O processo da inversão da picanha é relativamente simples a sua utilidade sustenta-se no ato de colocar a gordura da carne voltada para dentro, de forma que, conforme a peça vá assando, a gordura derreta por dentro, conseqüentemente, amaciando, mas amaciando muito, toda a picanha. Se você é um picanheiro nato e nunca provou esta maravilha, arrisque-se.

Ingredientes (3)



Como Fazer

  1. 1.
    Consiga uma peça de picanha bem alta. Geralmente a picanha maturada é impossível de ser invertida, devido a sua pouca espessura.
  2. 2.
    Corte o primeiro bife da picanha no sentido da largura da peça, de modo que você obtenha um triângulo quase que perfeito. Este bife você vai assar em separado.
  3. 3.
    Apare um pouco a capa gordura nas bordas da peça.
  4. 4.
    Faça um corte na face frontal da picanha, deixando uns 2 dedos de carne sem cortar de cada lado. Aprofunde a faca, fazendo uma cava que caiba a sua mão. Cuidado ao fazer este corte, prestando atenção para não deixar menos que dois dedos para cada lado. Por isso deverá ser uma peça bem espessa.
  5. 5.
    Enfie sua mão no corte que fez na carne.
  6. 6.
    Com a outra mão, comece a empurrar a ponta da picanha para dentro do corte, como se estivesse virando uma meia do avesso.
  7. 7.
    No momento em que você conseguiu virar o começo, passe a empurrar a parte mais estreita para dentro com as duas mãos.
  8. 8.
    Continue virando, sempre com muito cuidado para as bordas não arrebentarem.
  9. 9.
    Pronto, ela está toda virada. Eu costumo temperar somente com sal grosso e de vez em quando, coloco alho picado ou cebola do lado de dentro, junto com a gordura.
  10. 10.
    Fica realmente muito bonita na churrasqueira. Asse sem pressa sobre uma grelha. Vá virando e tirando as fatias e servindo.
  11. 11.
    É um churrasco para ser feito para poucas pessoas por dar um pouco de trabalho ao churrasqueiro, pois ele vai ter que servir esta picanha toda em lascas. Conforme for assando, tire as lascas e sirva.

Se alguém gosta mal passada e com gordura, corte na horizontal, no sentido da face. Para quem gosta de bem passada, corte ao comprido e reponha um pouco de sal grosso. Você vai observar que é um modo de fazer picanha que se perde muito pouco, pois a gordura nunca vai queimar e sim derreter para dentro da carne. Caso você erre ao tentar inverter e a peça arrebente, não se preocupe, asse normalmente, só vai dar um pouco mais de trabalho para controlar a gordura que vai pingar e você não poderá rechear com nada. Mas não desista!

Já Fiz

Rendimento: 8 porções

Vídeo recomendado

Coxinha de Frango com biscoito Triunfo Cracker

Você pode gostar...

Picanha ao Molho Shoyu

Picanha ao Molho Shoyu

Por Luiz Antonio

Costela Ponta de Agulha

Costela Ponta de Agulha

Por Paulo Sérgio

Picanha Fatiada ao Forno

Picanha Fatiada ao Forno

Por Maria do Rosário

Picanha com Bacon

Picanha com Bacon

Por José Neves

Comentários (0)

Carne Churrasco Sal grosso Receitas de picanha Café da manhã

Picanha do Avesso