Início

Receitas

Aperitivos e antepastos

Presunto agridoce de marcassim

Presunto agridoce de marcassim

diet
sem glúten
sem lactose

0

Tempo de preparo

8h6

Porção

1 porções

Cifrão

Valor por porção

R$0,00

Informação nutricional

Valor nutricional

7,53 kcal

João Sena

Receita enviada por João Sena

Em 22/04/2021

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Deixe o presunto de molha na água fria por 3-4 horas. Retire o osso da perna. Coloque o presunto com a água fria em uma panela grande. Leve a ebulição e cozinhe em fogo brando contando 15 minutos para cada 500g.

  • 2. Descascar, lavar e cortar em pequenos cubos as cenouras e cebolas . Refogue estes ingredientes na manteiga em uma panela com tampa.

  • 3. 30 minutos antes do final do cozimento do presunto, coloque o presunto junto com os vegetais e adicione 500 ml de vinho madeira. Tampe e deixe cozinhar em fogo brando.

  • 4. Faça um caramelo dourado com 70g de açúcar e 200 ml de vinagre. Despeje na panela aonde cozinhou o presunto com os vegetais. Adicione 2 l de caldo de javali e deixe reduzir por 15 minutos para obter um molho consistente, mas fluído. Adicionar as passas, que foram deixadas de molho na água morna. Verificar o tempero.

  • 5. Descascar e cortar o abacaxi em rodelas. Cortar quatro pedaços ovais e empanar (passar no ovo e depois na farinha) e fritar na manteiga.

  • 6. Aquecer as airelas em banho-maria com a geleia de airelas.

  • 7. Colocar o presunto em um prato, guarnecer com as fatias de abacaxi empanado e as tortinhas com aierelas. Sirva o molho à parte

  • 8. Cobertura de damasco e mel: em uma vasilha, misture ½ xícara de geléia de damasco e ½ xícara de mel, 1 colher de sopa de amido de milho, 3 colheres de sopa de suco de limão e ¼ de colher de chá de cravos-da-índia. Aqueça, mexendo constantemente, até engrossar e ferver. Nos últimos 30 minutos do cozimento, pincele o presunto com a cobertura; regue ocasionalmente. Faz 1 xícara.

  • 9. Cobertura brilhante: em uma vasilha misture 310g de geleia, ½ xícara de calda de milho (karo), ½ colher de chá de raspas de limão, ¼ xícara de suco de limão e ¼ de colher de chá de cravos-da-índia, de canela em pó e de pimenta-da-jamaica moída. Leve a ebulição em fogo brando, retire do fogo. Misture 250g de frutas cristalizadas. Nos últimos 30 minutos de cozimento, pincele a cobertura sobre o presunto; regue ocasionalmente. Dá 2 xícaras.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Categorias Relacionadas
Recomendamos pra você
Comentários