1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Queijim mineiro

Já Fiz

Ingredientes (3)

Como Fazer

  1. 1.
    Para quem quer fazer o queijo na roça, a receita é essa: tome 5 litros de leite recém-ordenhado, de uma vaca saudável, cuja procedência você conheça muito bem.
  2. 2.
    Se o leite já perdeu a temperatura da hora da ordenha, aqueça-o até 37 graus centígrados. Dilua o coalho especial para fazer queijo e o sal em meio copo de água morna e vá misturando ao leite, mexendo com a colher de pau, durante 1 minuto. Deixe o leite em repouso durante 45 minutos até completar o processo de "coagulação". A vasilha deve estar tampada em local fechado para manter temperatura. Na roça, costuma-se deixar a vasilha ao sol.. E que temperatura é essa , você pergunta? Aquela temperatura morninha da mamadeira do bebê. Por volta mesmo de 37 graus.
  3. 3.
    Depois do repouso do leite, verifique o ponto: a massa deve estar como uma "gelatina", soltando-se das paredes da vasilha. Corte-a então em cubos grandes, com uma faca inoxidável. Deixe os cubos em repouso por mais 2 minutos. Mexa lentamente por um período de 5 minutos. Deixe novamente em repouso, por mais dois minutos. Repita o processo de mexer e deixar descansar, pelo menos mais três vezes. Isso tudo deve durar cerca de 20 minutos..
  4. 4.
    Deixe então a massa descansar até que o soro se separe, o que demora de 10 a 15 minutos. Vá retirando a massa com cuidado e coloque em coador de plástico fino, para que apenas o soro escoe. Passe então a massa para uma forma própria, de PVC, branca e furada dos lados. Deixe em lugar fresco, descansando por mais 1 hora. Se já estiver firme, faça uma virada do queijo e deixe por mais duas horas, para acabar de escorrer o soro. Em seguida, leve para um lugar bem fresco, ou mesmo para a geladeira, e deixe escorrer o resto do soro até o dia seguinte.
  5. 5.
    Ufa!Dá trabalho, mas aí já estará prontinho para comer.
Importante Na cidade, é pouco provável que você consiga o leite recém-ordenhado, de vaca saudável! Prefira então o leite integral pasteurizado, para a segurança da família. A forma para o queijo você encontra nas lojas do ramo. receita e informações de dona Cidinha de Paula Castro, queijeira de Altinópolis, SP

Vídeo recomendado

Bem-Casado de Butter Toffee Triplo Chocolate

Você pode gostar...

X-Salada

X Salada

Por Cybercook

Queijo de minas

Queijo de minas

Por Shelly Rodrigues

Torta de Liquidificador

Torta de Liquidificador

Por Claudia Marcia

Casamento mineiro

Casamento mineiro

Por José Neves

Bolo de Banana

Bolo de Banana

Por Suzete Brittes

Comentários (0)

Lanches Coalho líquido

Queijim mineiro