1
logomarca cybercook

a + Elástica e Gostosa Massa para Confeitar Bolos

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (9)



Como Fazer

  1. 1.
    Em uma panela, leve ao fogo 130g de açúcar e 8 colheres (sopa) de água.
  2. 2.
    Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe atingir o ponto de fio fraco (mais ou menos 10 minutos). Reserve.
  3. 3.
    Hidrate a gelatina com a água.
  4. 4.
    Leve ao fogo em banho-maria para dissolver.
  5. 5.
    Leve a calda, ainda quente, para o banho-maria.
  6. 6.
    Adicione a gelatina dissolvida, a gordura e a glucose.
  7. 7.
    Misture até dissolver completamente a gordura.
  8. 8.
    Fica na consistência de um mingau grosso.
  9. 9.
    à parte, peneire o açúcar de confeiteiro com o cmc.
  10. 10.
    Retire a mistura do fogo e adicione o açúcar com o cmc.
  11. 11.
    Mexa até formar uma mistura homogênea.
  12. 12.
    Por último, coloque as claras.
  13. 13.
    Guarde esse mingau na geladeira, por no mínimo 24 horas, em embalagem bem fechada antes de usar.

C.M.C é  abreviatura de carboximetilcelulose um polímero hidrossolúvel derivado de celulose para uso alimentar. O produto é apresentado na forma de pó e tem coloração ligeiramente amarelada. 
O C.M.C. tem como propriedade principal uma grande capacidade de absorção de água.
O produto funciona primordialmente como espessante neutro, porém é também emulsificante, agente de suspensão homogenizante e aglutinante. É utilizado em vários alimentos pela indústria alimentícia como bolos, sorvetes, cremes, glacês.

Já Fiz

Tempo de preparo: 24 horas
Rendimento: 1 porção

Vídeo recomendado

Mousse de Chocolate Arcor 70%

Você pode gostar...

Bolo de Cenoura

Bolo de Cenoura

Por Janaine Pina

Cupcake de Churros

Cupcake de Churros

Por Cybercook

Bolo de Fubá

Bolo de Fubá

Por Minas Kuyumjian

Torta de Frango

Torta de Frango

Por Vera Stefanello

Bolo de Chocolate Simples

Bolo de Chocolate Simples

Por Cristina Souza

Comentários (5)

cristina dos santos carneiro palmei

oi tudo bem amiguinho uma boa tarde pra vc ,eu gostaria de saber de vc exelencia em culinaria se vc poder me dar uma grande ajudar... O que acontece é o seguinte pessoas me disserão que existe varias tipos de massas pra bolo para enfeitar bolos .. O que acontece comigo é que gosataria de saber como se faz a massa de bolo qual o nome dela eu não sei mais sei que ela toda feitar de açucar,quando parte o bolo focar com aquele açucar bem branquinho e gostoso adoro como se faz isso ......................adoro suas receitas e acho elas perfeitas uma boa tarde pra vcs ............

Para usar essa massa elastica de confeitar prefira bolos menos fofos, ou seja aqueles que vão leite, ovos, farinha, fermento, açúcar e manteiga na receita, pois aqueles destinados a tortas são mais fofos - usualmente são massas de rocambole. Dê uma explorada em meu livrinho de receitas que encontrará muitas massas de bolos para confeitar que já foram testadas e comentadas por várias pessoas. Grande abraço e luz sempre, Silvana.

silvana silveira
em 25/05/2013
Eliane de Souza e silva Oliveira

O que significa CMC? obrigada.

Olá Eliane. O C.M.C. é a abreviação de (CarboxiMetilCelulose) age como espessante, estabilizante (aglutinante) e agente de corpo em diversos segmentos da área alimentícia como congelados, cobertura de bolos, massa elástica, flores de açúcar (neste caso da elasticidade a massa), cremes, maioneses, margarinas, alimentos dietéticos, sopas e sobremesas em pó ou prontos, bebidas em geral, sucos de frutas e refrescos. O C.M.C. também é usado em preparados sólidos ou líquidos para refrescos, refrigerantes e licores. É amplamente utilizado como espessante da confecção da pasta americana. Modo de Utilização: A quantia de utilização depende da função a que se destina. Usar de 1 a 5 gramas por quilo de produto. Sugestões E Dicas : – Possui melhor capacidade de diluição quando misturado ao açúcar ou farinha de trigo, antes de ser adicionado à água, mesmo quente. Age como espessante, quando produz viscosidade; como estabilizante ou aglutinante quando promove a integração dos ingredientes da massa e como agente de corpo, quando dá aspecto denso aos líquidos onde for aplicado. Rendimento: O C.M.C. encontra-se na forma totalmente pura (concentrada) o que lhe dá excelente rendimento. ONDE COMPRAR: em casas de artigos para festas e confeiteiros.

silvana silveira
em 02/02/2013
jainiho

muito boas receitas mais deveria ter coisas mais facieis pois nem todos conseguem fazer essas receitas

Temos muitas receitas mais fáceis e práticas no site. É só você procurar!

silvana silveira
em 23/03/2013
Marcelina Dantas

Adorei a receita, não é complicada, muito boa...

Geni De Cezere reschke

A receita parece muito Boa ma deixa dúvidas quanto a aplicação. acho bom acrescentar mais detalhes, pois aparece um bolo super confeitado. Posso fazer tudo oque aparece na cobertura e enfeites com essa massa? Muito Obrigada Geni Reschke

Bolos Brasileira Cremes Doces Clara de ovo Gelatina Gordura vegetal hidrogenada Ovo Sudeste Açúcar Açúcar de confeiteiro

a + Elástica e Gostosa Massa para Confeitar Bolos