logomarca cybercook

Açorda de bacalhau da dona antônia

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (11)



Preparo

  1. 1.
    1. numa panela, aqueça água o bastante para cobrir as postas do bacalhau. quando tiver em quase ponto de fervura, acrescente o bacalhau e, antes que ferva, abaixe o fogo. cozinhe por 15 minutos e escorra, reservando a água do cozimento. espere amornar e separe o bacalhau em lascas grandes, tirando toda pele e espinhas. reserve.
  2. 2.
    2. corte o pão em fatias grossas e pique com a mão em pedaços menores. coloque num recepiente e acrescente 2 conchas do caldo do cozimento do bacalhau ou apenas o suficiente para que o pão fique totalmente embebido. reserve.
  3. 3.
    3. em uma tigela, coloque 2 dentes de alho picados, 1 ovo inteiro e 4 colheres de sopa de azeite; mistire com o fluet (batedor de claras manual) e acrescente 2 conchas do caldo do cozimento morno. não pare de mexer e não esqueça que o caldo tem que estar morno para que o ovo não cozinhe.
  4. 4.
    4. refogue a cebola com azeite numa panela de fundo grosso (de preferência de ferro), acrescente o restante do alho picado (2 dentes), depois o bacalhau e espere até dourar. coloque 1 concha do caldo e misture bem.
  5. 5.
    acrescente o pão (retire o excesso do líquido. apertando-o com as mãos) e cozinhe tudo por 5 minutos ou até que fique encorpado.
  6. 6.
    5. adicione os ingredientes da tigela e mexa sem parar até que engrosse um pouco e cozinhe os ingredientes. ele fica numa consistência pedaçuda e úmida. ajuste o sal e a pimenta-do-reino e coloque o bacalhau numa travessa para gratinar no forno.
  7. 7.
    6. para escalfar os ovos, encha uma panela com 2/3 de água e coloque 1 colher sopa de vinagre para cada litro de água.
  8. 8.
    coloque os ovos um a um assim que começar a ferver, deixe no fogo baixo para conseguir um cozimento perfeito. após 3 minutos, retire delicadamente com uma escumadeira os ovos (novamente um a um) e mergulhe num recepiente com água fria para interromper o cozimento. na hora de sevir, retire a rebarba da clara e coloque-os numa tigelinha em água morna para aquecer e tempere com um pouco de sal.
  9. 9.
    assim que o bacalhau estiver dourado, coloque algumas folhas picadas da erva escolhida, os ovos escalfados (1 por pessoa) por cima e sirva.
  10. 10.
    dicas:
  11. 11.
    para demolhar o bacalhau, lave bem em bastante água e coloque numa vasilha. cubra com água fria ou gelada e conserve na geladeira por 24 horas, trocando a água várias vezes para eliminar o sal,
  12. 12.
    a açorda é um prato à base de pão muito comum na mesa portuguesa e, cada região, tem sua receita,. algumas são só com pão, outras com sardinha e tomate. rregiões outras, ela é uma sopa ou entrada ou até sevida como pdrato principal.
RECEITA PUBLICADA E DE AUTORIA DA CHEF GIOVANA SONDA. FONTE - CADERNO PALADAR DO JORNAL "O ESTADO DE SÃO PAULO" DE 1.04.2010,

Vídeo recomendado

Você pode gostar...

Bacalhau à Mestre Gomes
Bacalhau da Ofélia
Torta de Bacalhau
Lasanha de Bacalhau
Bacalhau à Portuguesa
Bolinho de Bacalhau Fácil
⁠⁠⁠⁠

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Bacalhau Peixes e frutos do mar Azeite Coentro Gratinados Peixe Pratos principais Receitas salgadas Receitas de peixes Vinagre Pimenta dedo de moça