Azul Marinho

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (13)


Preparo

  1. 1.
    Coloque a panela no fogo, deixe-a aquecer e junte o óleo. Refogue a cebola e o alho, até que a cebola esteja transparente. Junte o tomate picado refogue bem por uns 10 minutos, acrescentando 1 xícara de água e o caldo de peixe.
  2. 2.
    Junte o peixe ao preparado e mais água para que o cubra todo. Deixe cozinhar por cerca de meia hora, até que o peixe esteja cozido, mas sem deixá-lo desmanchar. Acrescente o coentro ou salsa e desligue o fogo. Se necessário, junte mais um pouco de água. Enquanto isso descasque as bananas, cozinhe-as até que estejam macias e amasse com um garfo.
  3. 3.
    Retire o peixe, com cuidado, para uma travessa, conservando-o aquecido, passe o caldo por uma peneira, comprimindo os tomates, como se faz com papinha de bebê e volte à panela. Junte as bananas amassadas, misture bem, e acrescente a farinha de mandioca, até que o pirão esteja na consistência que você aprecia. Sirva numa travessa, com o pirão no centro e o peixe a rodeá-lo. Acompanha arroz branco ou mandioca cozida.

Rendimento: 8 porções

Vídeo recomendado

Comentários (1)

sandra araujo

Importante: Azul marinho é uma iguaria encontrada do litoral sul do Rio de Janeiro ao litoral sul paulista ( talvez, na costa brasileira). É culinária identitária, caiçara. É assim chamado devido à coloração azulada do caldo, resultado do cozimento do peixe com banana nanica verde que reage com a panela de ferro, onde é feito.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Peixes e frutos do mar Brasileira Caldo de peixe Coentro Garoupa Pratos principais Receitas salgadas Receitas de peixes Tomilho Banana da terra Farinha de mandioca Óleo de soja Manjericão