Bacalhau à Salamanquina

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (12)


Preparo

  • 1. 1) Coloque o bacalhau de molho na véspera para dessalgar. No dia, afervente, desfie e reserve;
  • 2. 2) Cozinhe as batatas e os ovos, tudo separado;
  • 3. 3) Ponha o azeite na frigideira, aqueça, junte a cebola picada bem miúda, o alho socado e uma folha de louro. Quando tudo estiver dourado adicione a cebolinha verde e a salsa bem picadinhas.Tempere com sal e pimenta do reino e retire do fogo;
  • 4. 4) Tome um pirex e coloque uma camada de fatias de bacalhau,uma de batata,e outra de ovos e azeitonas pretas. Regue então com o molho de azetite e pulverize com bastante queijo parmesão ralado. Repita até terminar os ingredientes.
  • 5. 5) Por último, cubra com os ovos batitos, azeitonas pretas e pulverize com farinha de rosca.
  • 6. 6) Coloque no forno quente e deixe o tempo necessário para cozinhar os ovos.
Nao sei a origem dessa receita pois copiei-a, há cerca de 30 anos, do livro de receita de minha mae.

Tempo de preparo:

Tags:

Bacalhau Peixes e frutos do mar Azeite Alho Azeitona Cebolinha verde Farinha de rosca Louro Peixe Pratos principais Queijo ralado Receitas salgadas Receitas de peixes Salsinha Parmesão ralado Parmesão Cebolinha Azeitona portuguesa

Comentários (1)

Esta receita é feita pela minha mae, Cecília, desde que sou criança e morava em Bauru, no interior do estado de Sao Paulo. Destaca-se por nao conter tomate e pimentao, ingredientes típicos das bacalhoadas servidas na semana santa. Sempre faz o maior sucesso e, há pelo menos 40 anos, é sempre recebida como um carinho especial de minha mae. Espero que apreciem.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: