Bacalhau a Zé Del Popolo (Receita com Detalhes)

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (16)



Preparo

  1. 1.
    Dessalgue e hidrate bacalhau (conforme dicas abaixo) no dia seguinte, dê uma fervura rápida (2minutos), limpe, retire as espinhas. Reserve.
  2. 2.
    Corte as batatas em cubos de aproximadamente 1 cm de espessura, cozinhe um pouco, escorra, depois frite no azeite até quase dourar, mas não muito, reserve.
  3. 3.
    Doure a cebola ralada numa panela grande com azeite e adicione as postas de bacalhau e refogue por uns 5 minutos, após desligue o fogo e adicione as azeitonas pretas..
  4. 4.
    Creme
  5. 5.
    Junte ao leite, a farinha de trigo, a margarina, uma pitada de sal, leve tudo ao fogo e mexa bem até engrossar em ponto de mingau.
  6. 6.
    Retire do fogo e adicione o creme de leite com soro e mexa até homogeneizar, acrescente a batata frita e o bacalhau refogado ao creme. Misture tudo suavemente e coloque numa travessa deixando uniforme essa mistura.
  7. 7.
    Cobertura
  8. 8.
    Bata as claras em neve com uma pitada de sal (Deixe bem consistente). Passe a margarina por cima da mistura do bacalhau na travessa, cubra com as claras em neve, regulando a camada com uma espátula ou faca.
  9. 9.
    Distribua algumas azeitonas para enfeitar e por último polvilhe a farinha de rosca por cima de tudo. Leve ao forno quente até dourar - aproximadamente 30 minutos em fogo médio.
Sugestão para entrada: Molho tártaro com salada de brócolis. Bebida: Qualquer vinho frisante branco Demi-sec ou seco bem gelado (Lambrusco é um ótimo vinho). Não a Vinhos tipo Dão (altera e muito o paladar) Prato principal: Arroz branco parboilizado e batatas sautê. Sobremesa: Creme de papaya com licor de cassis. Conselho e Dicas by Cheff Mauro Popolo: Por se tratar de um prato delicioso, leve e de sabor magnífico e que agrada aos mais exigentes paladares, deve-se ficar atento aos ingredientes a serem utilizados a fim de obter o sucesso gastronômico desejado. Por isso siga os seguintes conselhos e dicas: 1º) Não economize no Tipo do Bacalhau. Ling, Saite ou Zarbo não possuem características e sabores de impacto p/ esta receita, use somente o bacalhau Porto, pode ser um pouco mais caro, mas o resultado é extraordinariamente gratificante. 2º) Não economize tb nos demais ingredientes Ex: Azeites e azeitonas só espanhóis ou portugueses Extra-virgem (Não a azeites italianos ou argentinos) 3º) Batatas: use somente batatas não polidas. Dica: Como dessalgar e Hidratar o bacalhau: Corte o Bacalhau Porto em postas de pouco mais de 4 dedos, coloque-as imersas em água GELADA (aprox. 5 graus) 24 horas antes do preparo e toque a água da seguinte maneira: Primeiras 12 horas: 3 trocas (1 a cada 4 horas), próximas 12 horas: 2 trocas (1 cada 6 horas), assim vc dessalga e, principalmente, hidrata o bacalhau. Tire as espinhas com o auxílio de uma faca serrilhada tomando cuidado p/ não “quebrar” as postas. Pequenas lascas e pedaços vão sobrar, aproveite-as para fazer deliciosos bolinhos de bacalhau, preparando da seguinte forma: INGREDIENTES: 2 xícaras das lascas de bacalhau bem desfiadas. 1 xícara de purê de batatas cozidas. Essa mistura deve estar fria (batatas não polidas cozidas somente em água). ½ xícara de salsinha picada finamente. 1 clara de ovo batida em neve. Quanto baste de farinha de trigo (aprox. ½ xícara, suficiente para dar liga) Quanto baste de Sal. 1 xícara de azeite e 1 xícara de óleo de soja para fritar. PREPARO: Faça uma massa homogênea com o Bacalhau desfiado, purê, salsinha, clara de ovo e sal. Faça bolinhos e frite no azeite com óleo previamente aquecido em temperatura média.

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Bacalhau Peixes e frutos do mar Azeite Creme de leite Azeite de oliva Azeitona Azeitona preta Bacalhau porto Clara de ovo Farinha de rosca Margarina Peixe Pratos principais Receitas salgadas Receitas de peixes Margarina sem sal