logomarca cybercook

Bacalhau ao forno c/ batatas ao murro

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (4)



Preparo

  1. 1.
    À parte faço o molho de alho:
  2. 2.
    Aqueço meia xícara de azeite e frito o alho sem dourar. Reservo.
  3. 3.
    Remolho o bacalhau por 24 horas trocando a água por 6 a 7 vezes sempre devolvendo para a geladeira. Tiro a pele e os espinhos cuidadosamente e corto em 6 postas .
  4. 4.
    Enxugo bem as postas e deixo de molho no leite fresco por mais 3 horas. Aqueço o leite e sem ferver deixo no fogo baixo por 10 minutos. Retiro, seco com papel absorvente , arrumo as postas num refratário , rego com mais um pouco do azeite e asso no forno médio até dourar . Junto o restante do azeite ao molho de alho .
  5. 5.
    As batatas vão ao forno junto com o bacalhau mas em assadeiras separadas.
No prato individual sirvo o bacalhau e rego generosamente com o azeite de alho. Cada uma coloca a sua batata numa tábua e dá um murro p/ amassar e comer junto com o bacalhau. Acompanha vinho verde português ou branco seco tipo Chardonai geladinho.

Vídeo recomendado

Comentários (1)

Francisco Gonçalves

Esse prato eu aprendi com minha irmã Marlene que recebeu a receita de amigos portugueses. É o nosso preferido p/ os dias especiais. Se os convidados forem do tipo que adoram bacalhau e não tenham problemas de pressão alta, recomendo que considere 200g por pessoa.

Bacalhau Peixes e frutos do mar Azeite Receitas de batata Alho Assados de forno Azeite de oliva Peixe Pratos principais Receitas salgadas Receitas de peixes Batata