logomarca cybercook

Bacalhau nas natas à paço vedro

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (16)



Preparo

  1. 1.
    Demolhe o Bacalhau em 3 águas durante 12 horas; escorra bem e cozinhe as postas, no Leite, por 5 minutos, contados à partir da fervura. Coe e reserve-o.
  2. 2.
    Limpe o Bacalhau, tirando pele e espinhas, tomando o cuidado de deixá-lo em lascas.
  3. 3.
    Em uma panela (3 lt), aqueça uma colher de Azeite e derreta a Manteiga, acrescente a Farinha de Trigo, deixando-a fritar até começar a dourar. Acrescente, lentamente, o Leite reservado, mexendo sempre, durante 5 minutos após a fervura, para que a Farinha cozinhe e obtenha-se um Bechamel encorpado. Apague o fogo, acrescente a Nata, a Pimenta do Reino em grãos e a Nóz moscada, mexendo até que toda a Nata se desmanche. Acerte o sal e reserve.
  4. 4.
    Em uma caçarola (5 lt), aqueça o Azeite restante, frite o Alho até dourar, coloque a Cebola, refogando-a até ficarem translúcidas e macias. Coloque o Bacalhau, incorporando-o com cuidado para não desmanchá-lo demais. Forme uma mistura bem úmida (se necessário, deite mais Azeite sobre o Bacalhau). Incorpore a salsa e o Suco de Limão. Apague o fogo e acerte o sal (se necessário).
  5. 5.
    Descasque e corte em rodelas as Batatas, cozinhando-as em água com sal (qb) até que fiquem macias, porém não moles, deixando para que terminem seu cozimento no forno.
  6. 6.
    Em um refratário grande, untado com boa quantidade de Azeite, distribua uniformemente as Batatas e disponha o Bacalhau refogado sobre elas. Acrescente o molho, abrindo pequenos espaços com o garfo para que ele penetre no Bacalhau e nas Batatas. Cubra toda a superfície. Misture a Farinha de Rosca e o Queijo Ralado e polvilhe-os por sobre o molho.
  7. 7.
    Leve ao forno pré-aquecido (180 oC) até gratinar (cerca de 30 minutos).
  8. 8.
    Sirva quente acompanhado de arroz branco.
Paço Vedro é uma pequena vila no norte de Portugal. Fundada no século X, é a cidade de origem da Família Magalhães, à qual homenageio com esta receita.

Vídeo recomendado

Comentários (1)

Paulo Magalhães

Esta receita eu utilizei no almoço de Páscoa do meu primeiro ano de casado. Como namorei, noivei e casei em 3 meses, meus sogros não conheciam ainda meus dotes culinários e foi uma apreenção muito grande sobre o resultado. No final, ganhei-os pelo estômago, alias, como à filha deles também.

Bacalhau Peixes e frutos do mar Azeite Creme de leite Alho Bacalhau porto Creme de leite fresco Farinha de rosca Gratinados Lombo de bacalhau Nata Peixe Pratos principais Queijo ralado Receitas salgadas Receitas de peixes Pimenta do reino Parmesão ralado Noz moscada Parmesão Batata