1
logomarca cybercook

Bife

Já Fiz

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (5)



Como Fazer

  1. 1.
    1 - Não lave nem bata o bife. Tempere apenas com sal.
  2. 2.
    2 - Leve ao fogo alto uma frigideira, de preferência rasa, e deixe aquecer. Quando estiver bem quente, junte as duas colheres de óleo, de forma a pouco mais que untar a frigideira. Bifes são fritos em pouco óleo. Coloque um bife por vez. Mais de um bife, por falta de calor suficiente para selá-los, soltarão água e seu bife ficará cozido, branco e ressecado. A cada bife que for fritar, acrescente um pouco mais de óleo, se necessário.
  3. 3.
    3 - Quando o lado voltado para baixo estiver frito, vire-o, mas apenas quando estiver dourado. Vire-o, deixe fritar o outro lado. Retire e mantenha-o aquecido, enquanto frita os outros. A técnica correta é virar apenas uma vez, portanto, deixe-o fritar bem, antes de virar. Antes de tirar cada bife, dê uma passada na frigideira (uma volta, esfregando-o contra o fundo da mesma), para que traga consigo, o máximo de seu suco que ficou na frigideira.
  4. 4.
    4 - Acabando de fritar os bifes, coloque mais óleo na frigideira, se for necessário, e junte as cebolas fatiadas finamente. Solte as fatias, antes de colocá-las. Dê uma mexida e acrescente uma colher de sopa de vinagre. Frite, mexendo sempre, até que fiquem douradas, mas ainda crocantes. De modo algum, acrescente água, pois ficarão cozidas. Coloque sobre os bifes já fritos e sirva quente. Se não for fazê-los acebolados, depois de fritar o último, junte um pouco de água na frigideira e deixe ferver por um minuto, o que fará soltar os sedimentos e você terá um delicioso caldinho.
Dicas: 1 - O sal faz a carne soltar o líquido do bife. O melhor é fritar um lado e colocar o sal apenas quando virar o bife, que ficará mais suculento. Não é a maneira tradicional, entretanto. 2 - Temperar só com sal é uma forma mais atual, mas se quiser bife com gostinho de casa da vovó, tempere-o com alho, sal e vinagre. Pode usar aqueles temperos prontos de alho e sal. 3 - Se quiser fazer bife com molho, antes de colocá-los no mesmo, frite-os como acima descrito e, na mesma frigideira em que foram fritos, refogue os ingredientes do molho (cebola, alho, tomate e o que mais quiser, refogando, primeiro as cebolas e alho, antes de colocar os tomates e temperos). 4 - Varie seus bifes, fritando-os na manteiga e servindo-os com muito alho picado frito na manteiga, por cima. 5 - O processo de fritura, fecha os poros da carne, deixando-a mais suculenta e macia. Daí a necessidade fritar um bife de cada vez, evitando que junte água. 6 - Outra maneira variar é utilizar azeite de oliva, no lugar do óleo. 7 - Fritar bife, infelizmente, suja sempre, o fogão. Adquira uma tampa de papel filtro própria para isso, mas, de qualquer maneira, com ou sem tampa, proteja seu fogão e o chão em volta dele dos respingos de gordura. 8 - A gordura do bife não é muito saudável. Entretanto, os bifes ficarão mais saborosos se fritá-los com a gordura e deixar que cada um retire a parte gorda, já no prato, ou retire-as depois de fritos. Se quiser, tire as gorduras antes de fritar, mas mantenha sempre um pedaço delas na frigideira, enquanto os frita, para passarem seu sabor, enquanto derretem. A menos que esteja fazendo dieta. 9 - O tempo de fritura varia de corte para corte. O contra filé é, mais rápido, pois tem a trama mais aberta. Vai variar, também conforme o gosto de cada um. O bem passado deve ficar também frito na parte interna, que fica de uma cor bege, enquanto o mal passado fica vermelho, ainda e o ao ponto fica rosado. Para um filé com cerca de 2 centímetros de espessura, calcule dois minutos e meio de cada lado, se mal passado, três minutos de cada lado, se ao ponto e quatro minutos para os bem passados. Mas, atenção, não deixe esturricar o bife, pois quanto mais o bife fica na frigideira, mais seco e duro ficará. 10 - O melhor modo de virar o bife é com uma pinça ou duas colheres, para evitar que se faça furos na carne para que seu suco não se perca.
Já Fiz

Rendimento: 4 porções

Vídeo recomendado

Bolo de Pote de Bon o Bon Amargo

Você pode gostar...

Bolo do Papai

Bolo do Papai

Por Marta Polizel

Bolo de Amêndoas

Bolo de Amêndoas

Por Maria Luisa

Torta de Liquidificador

Torta de Liquidificador

Por Claudia Marcia

Bife a Cavalo

Bife a Cavalo

Por Cybercook

Comentários (22)

isabel rodrigues

Tinha uma dificuldade enorme em fritar um bife rsrs, adoreiiiii a receita

LUZINETE firmino silva

EU NUNCA FIZ UM CONTRAFILÉ TÃO DURO. O GOSTO SÓ NO SAL É BOM PARA VARIAR.

Luzinete, bom dia! Além das dicas dadas, é importante lembrar que não se deve apertar o bife contra a frigideira ou chapa, pois com isso os líquidos da carne saem e ela acaba ficando dura mesmo. Abraços, Equipe CyberCook

Equipe CyberCook

cleo nunes

dicas otimas, fazer bife parece facil mas nao e, bife suculento tem que saber fazer, eu mesmo sou pessima

expedito camilo de sousa do nascime

sao muito bom e fasil de fazer, eu adorei de mais,eu nao vi nem um erro.

daniella moura

Nossa!!!! Nunca tinha visto em nenhum site de culinária como fazer um bife mega gostoso bem explicadinho passo a passo! Amei! Ficou ótimo!

carlos andres

E melhor ainda se deixar a frigideira seca e passar o oleo no bife. Nao faz fumaça nem espirra gordura no fogão.

andreia portugal deiro

O BOM ALHO E A PIMENTA DO REINO.APÓS FRITAREM ACRESCENTE UM POUCO DE SUCO DO LIMÃO.FICA ÓTIMO!!!!

Paulo E. F. Pereira

Preparo super fácio, agora sei preparar um bom bife

gleice karcia de lima silva

Nossa gostei, agora quem sabe não faço melhor....

Adriana JERONYMO

Até q enfim um bife meu ficou bom... Graças a essa receita... Achei q o tempero com vinagre fez uma boa diferença. Ficou mto bom!

Carne Pratos principais Receitas salgadas Vinagre branco Receitas básicas Óleo de soja Contra filé