bolinho de bacalhau

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ingredientes (9)



Preparo

  1. 1.
    O bacalhau seco é sempre muito salgado, por isso é necessário deixá-lo de molho em água por algumas horas, tomando o cuidado de trocar a água de tempos em tempos. Portanto ponha o bacalhau em uma tigela com muita água e troque-a a cada hora. Repita essa operação durante umas 5 horas. Por último coloque o bacalhau em uma panela funda com água até cobrí-lo e leve ao fogo para ferver por uns 5 minutos. Retire, deixe escorrer em uma peneira e esfriar e depois desfie-o com as mãos. Em uma panela ponha o azeite para esquentar. Acrescente a cebola picadinha e o alho espremido e deixe refogar sem dourar, depois junte o bacalhau desfiado e refogue rapidamente. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.
  2. 2.
    Prepare as batatas: Descasque, pique e ponha-as em uma panela funda para cozinhar em água quente. Verifique com um garfo se estão macias e retire do fogo. Deixe-as escorrer bem numa peneira e descansar um pouco para que o excesso de água evapore e depois passe-as por um espremedor de batatas.
  3. 3.
    Prepare o bolinho: Misture então o bacalhau refogadinho, a batata espremida e a farinha de trigo. Se achar que o bolinho ficou com pouca liga, acrescente um pouco mais de farinha de trigo. Tempere com o sal, a pimenta e a salsinha. Faça pequenas bolinhas ou se quiser salgados maiores, dê o formato de quibe apertando um pouco nas pontas.
  4. 4.
    DICA: Pode-se também enrolar as bolinhas com as mãos molhadas para evitar que grudem.
  5. 5.
    Frite os bolinhos: Em uma panela larga e funda ponha o óleo para aquecer, deixe esquentar bem e só então coloque os bolinhos um a um, com cuidado, com o auxílio de uma escumadeira, para evitar queimaduras. Eles estarão prontos quando estiverem douradinhos. Se eles se partirem durante a fritura acrescente mais farinha à massa para melhorar a textura. Deixe escorrer em um prato forrado com papéis toalha. Sirva quente.

Vídeo recomendado

Comentários (0)

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou:

Bacalhau Comida de boteco Azeite Bolinhos Salgadinhos Lanches Portuguesa Alho Cozinha internacional Peixe Receitas salgadas Salsinha Pimenta do reino Receitas de Bolinho de Bacalhau Batata